Os dados têm como base as avaliações realizadas em 2024 e divulgadas em 2025 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento tem como objetivo medir o percentual de crianças alfabetizadas na idade certa, um dos principais indicadores da qualidade do ensino básico no país.
Enquanto o Pará, de forma geral, não conseguiu atingir a meta nacional de 64% de crianças alfabetizadas na meta de 2025 (estado precisa avançar significativamente para atingir a meta estabelecida, estando a 11 pontos percentuais do objetivo projetado para o próximo ciclo),
O desempenho alcançado pelo município reforça a importância de investimentos contínuos na formação de professores, na melhoria das condições de ensino e no fortalecimento das ações de alfabetização. Além disso, o índice coloca Brasil Novo como referência regional e estadual, demonstrando que, mesmo diante de desafios estruturais enfrentados pelo estado, é possível obter avanços significativos na educação básica.
O resultado do ICA 2025 consolida Brasil Novo como um exemplo de que o compromisso com a educação pode transformar realidades e garantir melhores oportunidades às crianças desde os primeiros anos da vida escolar.

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