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quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ARCON DIZ QUE EMBARCAÇÃO QUE NAUFRAGOU ATUAVA CLANDESTINAMENTE



A embarcação “Capitão Ribeiro”, que naufragou na madrugada desta quarta-feira (23), deixando ao menos 7 mortos e 40 desaparecidos, não estava legalizada para fazer o transporte de passageiros, segundo informações da Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon-PA).
Segundo informações da Arcon, por meio de nota, a embarcação - pertencente à empresa Almeida e Ribeiro Navegação Ltda. - “não estava legalizada para fazer o transporte de passageiros , por não se encontrar registrada na Arcon-PA, portanto a embarcação estava realizado o transporte clandestino de usuários”.
Ainda de acordo com o comunicado da agência, a empresa foi notificada pelos fiscais da Arcon durante uma operação realizada no dia 05 de junho de 2017 , “mas até o momento nenhum representante da empresa compareceu a essa Agência para se regularizar”, declara a Arcon.
“A diretoria de Arcon-PA aproveita o momento para reforçar o alerta aos usuários do transporte hidroviário no Estado do Pará que não utilizem dos serviços de transporte clandestino”, finaliza o texto encaminhado pela agência.
A embarcação com 70 passageiros naufragou, na madrugada desta quarta-feira (23), em uma área denominada Ponte Grande do Xingu, localizada entre os municípios Governador José Porfírio e Porto de Moz, deixando sete mortos e mais de 40 desaparecidos. Entre as vítimas fatais estão cinco adultos, uma adolescente de 15 anos e uma criança de apenas 1 ano.
O navio saiu de Santarém e seguia viagem para Vitória do Xingu, fazendo paradas nos município de Monte Alegre e Prainha.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que, na manhã desta quarta-feira (23), 25 pessoas foram resgatadas com vida e cerca de 43 passageiros continuam desaparecidos. A principal suspeita é de que uma tempestade tenha provocado o naufrágio.

(DOL)

Naufrágio entre Porto de Moz e Senador José Porfirio. Barco é retirado do fundo do Rio Xingu, corpos foram encontrados no interior da embarcação.

O B/M Cap. Ribeiro foi parar no fundo do rio durante a noite desta terça-feira (22) entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio no sudoeste do Pará. Segundo um sobrevivente, a embarcação estava com mais de 60 passageiros quando começou a sacudir com fortes rajadas de vento vindo a pique por volta das 21h, o desespero tomou conta das pessoas. 
“Consegui sair do barco logo que naufragou, era umas nove da noite, umas vinte pessoas também conseguiram sair e começamos a nadar para a margem, chegamos na beira mata por volta das 3h da madrugada já, e saímos em busca de ajuda” informou o homem identificado por TIA 
Ainda segundo o sobrevivente, cerca de 20 pessoas conseguiram se salvar nadando para a beira do rio, estima-se que mais de Logo após chegar à margem, TIA e outras pessoas começaram a pedir ajuda e avisar do ocorrido, até que a informação chegou às autoridades em Porto de Moz e Senador José Porfírio. 

DESESPERO DAS FAMÍLIAS

No porto de Vitória do Xingu, onde a embarcação iria finalizar a viagem, familiares vivem os momentos angustiantes da falta de notícias, a movimentação de equipes de resgate e defesa civil embarcando para o local da tragédia causaram ainda mais desespero nos parentes de passageiros que estão desaparecidos. A lista das pessoas que estavam na embarcação ainda não foi divulgada.

LOCAL 

A área fica distante de centros urbanos na região, não tem sinal de telefonia móvel, nessa parte o rio Xingu é muito aberto o que pode dificultar as buscas, são pelo menos 12 km de uma margem a outra. O naufrágio foi na localidade conhecida como Ponta Grande, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio. 

EMBARCAÇÃO NAUFRAGA COM CERCA DE 70 PESSOAS A BORDO EM PORTO DE MOZ, NO PARÁ



Vinte e cinco pessoas foram resgatadas com vida e sete mortes já foram confirmadas em naufrágio no sudoeste do Pará

Embarcação com 70 passageiro naufraga no Rio Xingu

(Foto: Editoria de Arte/G1)
Uma embarcação naufragou na noite de terça-feira (22) em uma área denominada de Ponte Grande do Xingu, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), já foram encontrados sete corpos de vítimas do naufrágio. Entre as vítimas estão um adolescente e uma criança de um ano.
O navio "Comandante Ribeiro" saiu do município de Santarém, oeste do estado, às 18h do dia 21 de agosto com cerca de 70 pessoas a bordo. A embarcação tinha escala nos municípios de Monte Alegre, Prainha e destino final em Vitória do Xingu.
As primeiras informações disponibilizadas pela Defesa Civil eram de que o acidente com a embarcação tinha ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (23), mas depois a Segup confirmou que o naufrágio aconteceu ainda durante a noite. Até as 10h, apenas 25 vítimas do naufrágio tinham chegado à margem do rio com vida.
A Marinha deslocou o Navio-Patrulha “Bocaina” para a área a fim de auxiliar nas buscas também. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
De acordo com a Segup, trabalham no resgate das vítimas do naufrágio as Defesas Civis Municipais de Belém, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. A Polícia Civil já investiga as causa do naufrágio.

Fonte: G1/PA

INSS JÁ CANCELOU 168 MIL AUXÍLIOS-DOENÇA APÓS CONVOCAÇÃO DE PERÍCIAS

Até o início de agosto, o pente-fino feito pelo governo federal nos auxílios-doença concedidos por incapacidade resultou no cancelamento de 168.396 benefícios de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebiam os valores e há mais de dois anos não passavam por avaliação médica. O número corresponde a 79,94% das 210.649 perícias feitas até este mês.
Além disso, também foram cancelados 20.304 benefícios porque os segurados não responderam à convocação para perícia feita pelo INSS. De acordo com Ministério do Desenvolvimento Social, 33.798 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 1.892 em auxílio-acidente, 1.105 em aposentadoria por invalidez, com acréscimo de 25% no valor do benefício e 5.458 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.
Com o pente fino, segundo a pasta, a economia anual estimada até agora é de R$ 2,7 bilhões. Ao todo, 530.191 benefícios de auxílio-doença serão revisados.

DETRAN ESTABELECE NOVAS NORMAS PARA ATENDIMENTO ITINERANTE


Quem mora no interior do estado, agora deve ficar atento às novas normas estabelecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agendar o atendimento e comparecer na data marcada, já com o boleto pago antecipadamente, são algumas mudanças do atual processo.
Segundo a coordenadora do Núcleo da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans), Giselle Maués, as alterações foram testadas em julho, no município de Soure, no Marajó, por meio de um projeto piloto. Agora é preciso agendar o atendimento na Ciretran local ou através do site do Detran na internet. “O candidato precisa também comparecer na data marcada já com boleto pago antecipadamente”, complementou.
Como na primeira fase é exigida a captura de imagem e a biometria, a coordenadora garante que nas Ciretrans onde esta tecnologia ainda não está disponível a equipe volante estará no município um dia antes, a fim de cumprir o que determina a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Já solicitamos à diretoria de Tecnologia em Informática o acompanhamento de um técnico pra solucionar essas questões”, assegurou Maués.
No seu município – O Detran já autorizou novos atendimentos itinerantes. Os municípios de Santana do Araguaia, Curionópolis e Novo Progresso recebem o serviço para a realização da 2ª e 3ª fases nos dias 26 e 27 de agosto.
Em Santana do Araguaia, o local escolhido foi a escola Professora Joseli Silva Cestari, na Praça da Matriz. Em Curionópolis, será na Escola Estadual Tancredo Neves, na avenida Minas Gerais e em Novo Progresso na avenida Orival dos Prazeres, quadra 276, bairro Canaã.

MUNICÍPIOS PARAENSES VÃO ATUALIZAR DADOS SOBRE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

Foto: Guia Ecológico
Auxiliar as prefeituras na difícil tarefa de fazer um diagnóstico do saneamento básico e do meio ambiente nos municípios paraenses. Este é o principal desafio do “II Seminário de Políticas de Desenvolvimento Urbano Municipal”, que trouxe a Belém representantes de mais de 20 municípios paraenses. O objetivo é dar apoio técnico às prefeituras na elaboração e revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). Das 88 prefeituras paraenses que aderiram ao Programa Estadual de Ordenamento Territorial Urbano (Proturb), 50 já estão com os planos adiantados, algumas em fase de diagnóstico e outras na elaboração de mapas temáticos e nas conferências municipais.
O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) foi aberto na manhã desta terça-feira (22), no auditório da Escola de Governo, com a participação do secretário adjunto Márcio Viana e de mais de oitenta representantes das prefeituras. “Esse apoio técnico que estamos recebendo da equipe da Sedop é fundamental e com certeza facilita muito o trabalho das equipes locais no momento de fazer a revisão do Plano diretor”, destacou Daniel Barroso, secretário de Urbanismo de Parauapebas, município com o segundo maior PIB do Estado, de onde vieram também técnicos das áreas de saneamento, obras, habitação e meio ambiente. A meta do município é realizar a primeira audiência pública sobre a revisão do PDM até o final deste mês.
Diagnóstico e planejamento
Pela parte da manhã, os representantes das prefeituras receberam orientações práticas sobre como elaborar um bom diagnóstico do saneamento municipal, o que inclui as questões relacionadas ao abastecimento de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. O coordenador das políticas de Saneamento da Sedop, Francisco Rocha, destacou que um diagnóstico bem elaborado é aquele que reflete a realidade do município, apontando todas as mazelas: “Só assim, com o diagnóstico pronto, nós poderemos apontar soluções, fazer projetos e buscar financiamentos para resolver as questões provocadas pela falta de saneamento” disse ele. É importante lembrar que o município que não tiver concluído o seu Plano de Saneamento Básico (PSB) até o final deste ano, não terá acesso a recursos federais em 2018, conforme regulamenta a lei Federal n° 11.445/2007.