Brasil Novo Notícias: Naufrágio entre Porto de Moz e Senador José Porfirio. Barco é retirado do fundo do Rio Xingu, corpos foram encontrados no interior da embarcação.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Naufrágio entre Porto de Moz e Senador José Porfirio. Barco é retirado do fundo do Rio Xingu, corpos foram encontrados no interior da embarcação.

O B/M Cap. Ribeiro foi parar no fundo do rio durante a noite desta terça-feira (22) entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio no sudoeste do Pará. Segundo um sobrevivente, a embarcação estava com mais de 60 passageiros quando começou a sacudir com fortes rajadas de vento vindo a pique por volta das 21h, o desespero tomou conta das pessoas. 
“Consegui sair do barco logo que naufragou, era umas nove da noite, umas vinte pessoas também conseguiram sair e começamos a nadar para a margem, chegamos na beira mata por volta das 3h da madrugada já, e saímos em busca de ajuda” informou o homem identificado por TIA 
Ainda segundo o sobrevivente, cerca de 20 pessoas conseguiram se salvar nadando para a beira do rio, estima-se que mais de Logo após chegar à margem, TIA e outras pessoas começaram a pedir ajuda e avisar do ocorrido, até que a informação chegou às autoridades em Porto de Moz e Senador José Porfírio. 

DESESPERO DAS FAMÍLIAS

No porto de Vitória do Xingu, onde a embarcação iria finalizar a viagem, familiares vivem os momentos angustiantes da falta de notícias, a movimentação de equipes de resgate e defesa civil embarcando para o local da tragédia causaram ainda mais desespero nos parentes de passageiros que estão desaparecidos. A lista das pessoas que estavam na embarcação ainda não foi divulgada.

LOCAL 

A área fica distante de centros urbanos na região, não tem sinal de telefonia móvel, nessa parte o rio Xingu é muito aberto o que pode dificultar as buscas, são pelo menos 12 km de uma margem a outra. O naufrágio foi na localidade conhecida como Ponta Grande, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio. 

TRAJETO DA VIAGEM 

A embarcação saiu de Santarém com escala em Monte Alegre, Porto de Moz, Senador José Porfírio e chegaria nesta quarta-feira (23) em Vitória do Xingu, mas a viagem parou horas após a saída de Porto de Moz. 

BUSCAS 

Comunidades ribeirinhas ajudam nas buscas, equipes da Defesa Civil de Porto de Moz, Senador e Vitória do Xingu estão a caminho do local, o corpo de bombeiros de Altamira enviará mergulhadores para o local. Equipes de mergulhadores de Belém e a Capitania dos Portos devem montar um plano de ação para encontrar as vítimas, localizar a embarcação e iniciar os serviços de resgate. 
A equipe de Defesa Civil de Porto de Moz montou um gabinete de emergência e chefia as buscas, em comunicado oficial emitido durante a manhã, foi solicitado apoio de empresas de navegação, proprietários de balsas, defesa civil das cidades vizinhas e buscas aéreas aos sobreviventes. 

ATUALIZAÇÃO 

A Segup confirmou que no momento do naufrágio haviam cerca de 70 pessoas na embarcação, e na manhã de hoje, 20 pessoas já haviam sido encontradas com vida e 7 mortos. O resgate está sendo feito pela Defesa Civil  Municipal de Belém, Governador José Porfírio e Vitória do Xingu. 
A Polícia Civil já investiga as causa do naufrágio. A Segup já iniciou a instalação de uma sala de situação na Câmara dos Vereadores do município de Porto de Moz.

Por: Felype Adms (com informações da Defesa Civil/Porto de Moz/Souzel/Vitória do Xingu e DOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário