Brasil Novo Notícias: Intercâmbio: seminário debate produção fotográfica na Amazônia

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Intercâmbio: seminário debate produção fotográfica na Amazônia

Programação do 'Seminário 3x3 Fotografia Contemporânea Amazônia' acontece em Manaus e Belém
MANAUS - O olhar do amazônida estará em evidência durante a realização do 'Seminário 3x3 Fotografia Contemporânea Amazônia' que visa fazer o intercâmbio entre os fotógrafos da região. O evento será realizado neste sábado (29), em Belém, e no dia 4 de setembro, na capital amazonense. A entrada para participar das palestras é gratuita.
De acordo com o fotógrafo amazonense, Sávio Stoco, o projeto foi contemplado com o edital da Funarte que prevê o intercâmbio e a circulação da arte entre os estados brasileiros. Stoco acredita que os estados da Região Norte têm um cenário artístico aquecido, porém pouco se relacionam. “Poucos artistas do Amazonas já estiveram no Pará para divulgar seus trabalhos, e vice-versa, então essa é uma oportunidade única para uni-los”, contou.
Foto: Reprodução/Shutterstock
Fotógrafos mostram processo criativo. 
Estão confirmadas as presenças dos fotógrafos: Alex Pazuello, Anderson Paiva, Cristóvão Coutinho, no seminário de Belém. Já em Manaus, as palestras ficam por conta de Mariano Klautau e Orlando Maneschy. Uma edição foi realizada em Boa Vista, Roraima, na Videoteca do Palácio da Cultura, localizado no Centro Cívico, e contou com a participação de Alexandre Sequeira, Luciana Magno e Rodrigo Braga.
Foco
O principal objetivo de Stoco é ampliar a experiência de todos os envolvidos com o seminário. Ele afirma que o evento será mais uma atividade de reflexão. "O fotógrafo falará do seu processo criativo, e em seguida, os pesquisadores convidados farão críticas a respeito das obras do palestrante. Dessa forma, cada um pode contribuir e a troca será mútua", destacou.
[saiba_mais]
Na última terça-feira (26), a capital roraimense abriu o calendário do seminário. Os fotógrafos Rodrigo Braga e Alexandre Sequeira mostraram alguns de seus trabalhos para o público presente e também contaram um pouco sobre o processo de criação das fotografias. Já a fotógrafa, Luciana Magno, apresentou seu trabalho de mestrado sobre o grupo 'Foto Ativa', com mais de 30 anos de atividades em Belém. 
Foto: Reprodução/Shutterstock
Belém e Manaus estão entre as cidades que receberão o evento. 
Livro
Ao final de todas as apresentações, todos os temas debatidos no Seminário '3x3 Fotografia Contemporânea Amazônia' serão transcritos para um livro que terá tiragem reduzida, mas também ganhará versão digital. "É tão importante dividir esses momentos com as pessoas que gostam de fotografia. Essa primeira edição é apenas um recorte de todo esse universo, penso em dar continuidade e alcançar outros estados", afirmou Stoco.
Na capital paraense, o seminário será realizado, a partir das 10h, na Sala Multimídia do Museu da Universidade Federal do Pará, localizado na Avenida José Malcher, 1192, Nazaré. Em Manaus, as palestras acontecem às 14h, na Sala de Videoarte do Paço da Liberdade, que fica na Praça Dom Pedro II, s/n, Centro. Informações por meio do email seminarios3x3@gmail.com ou através do telefone (11) 98105-0572.

Nenhum comentário:

Postar um comentário