Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO SEDIA SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

terça-feira, 24 de abril de 2012

BRASIL NOVO SEDIA SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL


Está acontecendo em Brasil Novo, no auditório da prefeitura municipal, o Seminário da Educação e Desenvolvimento Regional Sustentável no Xingu. O seminário começou na manhã de terça-feira 24 e terminará nesta quarta 25 de abril com a presença de varias autoridades dos municípios de influência da UHBM e representantes dos governos estaduais e federais como Binho Marques Secretario de Articulação com os Sistemas de Ensino, Representante do (MEC), Rainerio Meireles Coordenador da UFPA Campus de Altamira e representante do Comitê Gestor do PDRS, Donizeth Nogueira do FNDE, Ronaldo Juruna e Greydiane Xicrin, representantes das comunidades indígenas, Walter Cardoso superintendente do SENAR, João Vieira representante do SENAI e Antônio José Medeiros Diretor de Cooperação e Planos da Educação do Ministério de Educação – MEC.
“ficamos muito satisfeitos com as cobranças vindas da base para o MEC se fazer mais presente nos municípios. Esse seminário é um primeiro passo de um trabalho permanente que vais ser intensificados na região” – disse Antônio José Medeiros Diretor de Cooperação e Planos da Educação do MEC referindo-se á importância de os municípios estarem se articulando para buscarem soluções dos problemas da região.
O seminário foi um pedido feito à Casa Civil da Presidência da República e ao MEC pelo do comitê gestor do Plano de Desenvolvimento regional Sustentável – PDRS do Xingu com a finalidade de promover as políticas públicas que resultem em melhoria na qualidade de vida da população da área de do PDRS.
Para o Dr. Rainerio Meireles Coordenador da UFPA Campus de Altamira a grande iniciativa do Comitê Gestor do PDRS foi de pensar em elaborar um projeto para atender todos os municípios, pois dessa forma os municípios somam forças para vencer os problemas da região.
Segundo Greydiane Xicrin a educação nas aldeias não está sendo levado a sério e a participação dos povos indígenas no seminário é uma maneira de reivindicar os direitos constituídos nas leis federais de direitos à educação.
“Na busca do sonho de formação os indígenas acabam se distanciando de suas culturas por ter que vir estudar na cidade e conviver com outras curas” – comentou Greydiane Xicrin.
O Seminário tem como Objetivo receber as demandas, na área da educação, dos representantes locais dos onze municípios da área de influência da UHBM e discutir um plano regional de articulação intermunicipal na região.

Por: Valdemídio Silva
Equipe Popular FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário