Brasil Novo Notícias: Prefeitura vai acionar a justiça contra a Norte Energia, as obras de atenção básicas estão atrasadas.

sábado, 28 de abril de 2012

Prefeitura vai acionar a justiça contra a Norte Energia, as obras de atenção básicas estão atrasadas.

Foto// Felype Adms.

Depois de várias tentativas de diálogos com a Norte Energia a Prefeitura de Altamira agora vai acionar a justiça para cobrar o cumprimento do acordo feito desde o lançamento da Licença de Instalação de Belo Monte.

Altamira é o município que mais cresce no Estado Pará impulsionado por Belo Monte, a Obra esperada por muitos e contestada por outros está causando sérios transtornos sociais na cidade de Altamira e mais 9 municípios vizinhos do empreendimento. O hospital São Rafael está operando no Vermelho segundo a administração da cidade, as escolas previstas para ficarem prontas em Dezembro do ano passado ainda não foram entregues, os postos de saúde da atenção básica não foram finalizados, apenas um está operando hoje. A população da cidade já chega a mais de 140 mil habitantes segundo dados do município.

Diante da demanda de pessoas e ausência de cumprimento das condicionantes a Prefeitura de Altamira convocou uma entrevista coletiva para dizer que estão entrando com uma ação de pedido de Liminar em desfavor da Empresa Norte Energia.

"Hoje estamos entrando com uma ação civil pública contra a Norte Energia, uma vez que a empresa não cumpriu as condicionantes, e tendo em vista termos esgotado todos os meios de diálogo com a empresa" Diz Robério D'oliveira, Procurador do Município de Altamira.

Nosssa equipe saiu nas ruas da cidade e encontrou vários out door com anuncio de valores investidos na cidade, áreas básicas como saúde e educação, porém muitas escolas ainda estão em fase de construção, e o prazo para a entrega das obras seriam até o ano passado, em relação ao Hospital Municipal o secretário de Administração diz que já tem o terreno e está à disposição da Norte Energia, mas até agora ninguém toma providencias, segundo o Procurador do município Robério D’oliveira, se a reforma do São Rafael começasse hoje, só estaria pronta em 2 anos por isso a cidade está a beira de uma calamidade.

"O Hospital São Rafael está operando no Vermelho, o atendimento não aguenta mais a demanda" Alerta Robério D'oliveira, procurador do município de Altmaira.

"Vitória do Xingu só vai sediar a obra, Altamira é que dá o bom e o melhor para as construtoras, e é quem vai ficar com a menor parte dos investimentos, hoje estamos sem diálogo, antes o presidente da Norte Energia nos atendia pelo telefone, hoje não mais" Lamenta Antonio Carlos Sec. de Administração de Altamira. A população em Altamira cresceu segundo o secretários que usou dados do município, aproximadamente está entre 140 e 150 mil habitantes, Antonio Carlos disse que a população e a administração estavam com esperança de dias melhores e hoje sofre com a omissão da empresa responsável pela Usina.

"Antes tomamos todas as medidas necessárias para resolvermos os impasses, até agora a empresa (Norte Energia) nos deixou sem respostas, agora vamos tomar medidas mais energica" Disse Robério D’Oliveira.

Na ação o município da um prazo de 15 dias, para que várias medidas emergenciais a respeito das condicionantes seja cumpridas pela Norte Energia, que se inicie imediatamente a construção e ampliação de instalações hospitalares para que não haja a situação de desrespeito a uma série de obrigações do Hospital São Rafael. A Prefeitura e a Norte Energia buscam diálogo ou responder judicialmente por prazos e investimentos, a população anseia por melhorias.

Por: Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário