Brasil Novo Notícias: MANIFESTAÇÃO DENUNCIA QUE AÇÃO DO IBAMA PREJUDICA O SETOR MADEIREIRO NO MUNICÍPIO DE PLACAS/PA

sábado, 27 de abril de 2019

MANIFESTAÇÃO DENUNCIA QUE AÇÃO DO IBAMA PREJUDICA O SETOR MADEIREIRO NO MUNICÍPIO DE PLACAS/PA

Trabalhadores do setor madeireiro de Placas se reuniram na manhã de sexta-feira (26/04) para manifestar a indignação por estarem sendo prejudicados pela ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Há quase trinta dias, fiscais do IBAMA atuam no município apreendo madeiras, que segundo o órgão, são madeiras extraídas ilegalmente. Todo o setor madeireiro foi paralisado em função da ação e com isso, o caos se instalou no município. São mais de duzentas famílias desempregadas que segundo relatos, já estão passando necessidades alimentar em casa.
Ao se reunirem para uma passeata na cidade, os trabalhadores foram surpreendido pela visitar do representante do IBAMA/Santarém senhor Roberto, onde ele se propôs em conversar com a categoria para chegar  a um acordo e prestar alguns esclarecimento sobre a ação no município.
Segundo o representante do IBAMA explicou, toda a ação no município foi devidamente legal mediante o cumprimento da lei e embasado em investigações que já haviam sido feitas previamente.
Na ação, não foram destruídos nenhum bem e nem usado de força desnecessária, uma vez que não houve nenhuma manifestação truculenta. Os fiscais fizeram apreensão de madeiras em tora e madeiras serradas, a madeira apreendida foi doada parte para o município de Placas e parte para o município de Belterra. Outra parte ficará retida em Santarém, casos as empresas detentoras da madeira serrada entre com uma ação e ganhe a causa serão devolvidas.
A indignação dos munícipes plaquense foi que além de perder a madeira, paralisar os trabalhos, o material apreendido ainda estava sendo levado para outros municípios. Num acordo feito com a categoria de trabalhadores madeireiros, mediante a câmara de vereadores, representantes do governo municipal e IBAMA, o restante da madeira apreendida que ainda estar no município seria doado para a municipalidade para uso em prol da comunidade e assim que todas madeira for retirada dos pátios das serrarias e estiver em poder do município os agente do IBAMA suspende a atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário