Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO: CAPS OFERECERÁ ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO UMA VEZ POR SEMANA

terça-feira, 9 de abril de 2019

BRASIL NOVO: CAPS OFERECERÁ ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO UMA VEZ POR SEMANA


Começou na terça-feira (09/04) o atendimento com a nova Psiquiatra do Município, Lorena Lorenzoni, contratada pela Secretaria de Saúde, para fazer atendimento no Centro de Atendimento Psico Social – CAPS de Brasil Novo.
CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida. Atuam no CAPS de Brasil Novo uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social, educador físico, técnico e administrativo e um artesão.
A nova médica irá atender 51 pacientes por mês, uma vez por semana, nas terças-feiras, numa média 15 pacientes. A coordenadora do CAPS, Walesca Oliveira explicou que existe uma demanda muito grande e o município estava sem psiquiatra desde 2017. “As pessoas vem procurar de forma espontânea, ou podem ser encaminhadas por um outro serviço médico, ou de assistência social, ou pelos agentes de saúde”, informou.
Quando a pessoa realiza o cadastro no CAPS, através de um prontuário, ela passa por uma avaliação e tem um acompanhamento, inclusive com visita domiciliar se for o caso. Os serviços prestados no CAPS são individuais ou em grupos.
A nova psiquiatra irá fazer um atendimento individual através de consultas, irá também avaliar os pacientes e prescrever a medicação, e monitorar os pacientes em crise. A profissional também  irá reavaliar os laudos técnicos para o INSS, importantes para recebimento de benefícios de acordo com o CID, patologia do paciente. Este atendimento era realizado por um clínica da cidade, mas agora os pacientes tem mais um local para requerer o benefício previdenciário por questões mentais.

Por: Luis Henrique Silveira 
Fotos: Cleyton Macario
Fonte: ASCOM/PMBN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário