Brasil Novo Notícias: SERVIDORES DA SAÚDE COMEMORAM O APRENDIZADO NA OFICINA DE HUMANIZAÇÃO PARA ACOLHIMENTO E ATENDIMENTO NO SUS

sábado, 27 de abril de 2019

SERVIDORES DA SAÚDE COMEMORAM O APRENDIZADO NA OFICINA DE HUMANIZAÇÃO PARA ACOLHIMENTO E ATENDIMENTO NO SUS

Encerrou, na sexta feira(26/04), a Oficina de Acolhimento e Humanização no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve duração de quatro dias e contou com a participação de mais de 150 pessoas, durante o treinamento voltado para os servidores, técnicos, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) enfermeiros, médicos, dentistas e motoristas da Secretaria Municipal de Saúde.
oficina humaniza sus (1)
Esta oficina é uma inovação em termos de política pública de saúde do SUS, pois foram trabalhadas os aspectos de autoconhecimento dos profissionais para que eles possam estar prontos para acolherem os pacientes que procuram as unidades de Saúde e façam um atendimento mais humanizado. O prefeito Alexandre Lunelli que participou no início e no fim, ficou muito emocionado, com as dinâmicas e o resultado. “Esta oficina é muito interessante para motivar as pessoas e estimula-las a mudarem suas atitudes, e assim melhorar o atendimento aos pacientes”.
O objetivo do treinamento foi  proporcionar ao servidores um momento para eles pensarem e cuidarem mais de si, para depois poderem cuidar dos outros. Eles aprenderam que as palavras chaves para ter um bom atendimento na saúde é pensar: “Como eu gostaria de ser atendido”, e a partir daí procurar ajudar as pessoas a resolverem aquilo que elas procuram quando se dirigem aos serviços. “Para você cuidar da saúde dos outros você precisa estar bem com sigo mesmo”, explicou a master coach Thelys Moreira.
oficina humaniza sus (3)
Por isto durante o treinamento os servidores aprenderam a se reconhecer a traçar metas para alcançar, por meio da identificação dos principais desafios que surgem diariamente, e obter resultados positivos quando se tem um melhor atendimento. E isso reforça as diretrizes estabelecidas pelo atual governo, que é priorizar a humanização na gestão pública.
A enfermeira Silvane Souza, que trabalha no Bairro da Cidade Alta, conta que a Oficina será um diferencial em sua atuação profissional, pois a partir do autoconhecimento é possível compreender melhor o próximo. “Meu sonho era ser enfermeira e hoje eu estou fazendo o que eu gosto. Nós precisamos estar bem para cuidar dos outros”, comemorou ela.
De acordo com a coordenadora das Ações de Saúde, Rosa Baldo, a partir de hoje os servidores saem do treinamento com um estímulo maior e mais motivados para realizarem suas tarefas juntos às comunidades.
A oficina foi realizada pela equipe de coachs de Brasil Novo, que utilizaram uma metodologia para formação de Lideranças.
Por: Tadeu Covre Fotos Cleyton Macario
Fotos: Cleyton Macario
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário