Dois dias após a prefeitura de Altamira celebrar o convênio com o governo do Estado para a construção do Hospital de Campanha em Altamira, o prefeito de Altamira, Domingos Juvenil (MDB), resolveu conceder licença especial ao secretário de saúde do município, Renato Mengoni Júnior. Em seu cargo assume interinamente a chefe de gabinete Denise Aguiar.
Renato Mengoni foi questionado durante a reunião com o governador que aconteceu na última terça-feira, 19, em Altamira, em quanto tempo ficaria pronto o Hospital de Campanha. Ele chegou a afirmar que em torno de duas a três semanas, mas logo em seguida ele foi interrompido pelo prefeito Domingo Juvenil que pediu pra responder por ele. “Me permita responder pelo secretário. Nós vamos providenciar que seja o mais rápido possível. Mas temos que cumprir a legislação”, disse o prefeito.
Renato Mengoni deixa o cargo, dias antes de entrar nos cofres da secretaria milhões de reais para a construção do Hospital de Campanha, mas foi ele quem esteve à frente durante o período mais conturbado que a secretaria já vivenciou, com constantes denúncias e reclamações de falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que estão na linha de frente no combate a pandemia do novo coronavírus, além de demissões e redução de salários dos servidores. A Câmara de Vereadores também chegou a convocar o então secretário para prestar esclarecimentos sobre essas e outras denúncias envolvendo o nome da secretaria.
Outro impasse instalado na saúde do município, se trata na escolha do local para a construção do Hospital de Campanha. A prefeitura disse que já escolheu o local, mas a área pode não ser o lugar correto, segundo especialistas em saúde pública. O local vai de encontro até mesmo com sugestão do governador Helder Barbalho. A prefeitura também teria a opção em alugar 50 leitos e construir 10 leitos de UTIs no Hospital Santo Agostinho e já começar a usar para internação, mas por questões políticas a proposta deve ser descartada.
O presidente do Conselho de Saúde de Altamira, Silvano Fortunato, voltou a afirmar ao Portal A Voz do Xingu, que será vigilante aos recursos que virão para construção e manutenção do Hospital de Campanha.
Denise Souza Aguiar é formada em Direito e filha do vereador e vice-presidente da Câmara, Raimundinho Aguiar.
Por: Wilson Soares
Fonte: A Voz do Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário