O 10º Centro Regional de Saúde do Estado, Sespa-Altamira, encaminhou nesta quarta-feira, 13, oficio a empresa dona de Belo Monte, cobrando agilidade nos materiais de insumos hospitalares e equipamentos de UTI. Esses investimentos foram anuciados pela empresa em rede nacional, através do Jornal Nacional, no dia 04 de maio.
No Oficio de Nº 4563/2020 – direcionado a Eduardo Camilo, Superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, a Sespa chama atenção da empresa em relação ao agravamento da situação nos últimos dias, o que acarretará indisponibilidade de leitos e a oferta de EPI aos profissionais de saúde nos próximos dias, agravando ainda mais o cenário atual da região.
Na matéria divulgada no Jornal Nacional, a empresa afirmou que havia feito um investimento de R$ 6 milhões na região do Xingu, no combate a pandemia do coronavírus. Entre os recursos que teria providenciado, mais 10 leitos de UTI para o Hospital Regional de Altamira. Na verdade, se trata de equipamentos para UTI.
Até o momento a empresa fez a doação de 126.5 mil EPIs e 126 toneladas de alimentos que foram distribuídos aos indígenas.
Em relação aos demais equipamentos anunciados, a empresa apresentou uma relação dos equipamentos que estão sendo providenciados e o prazo de entrega, que de acordo com cronograma vai até o dia 10 de julho. O que pode ser tarde demais.
A empresa também tem sido alvo de constantes crítica por parte dos vereadores de Altamira, que inclusive cobram o cumprimento de algumas condicionantes que foram esquecidas, como a construção do Hospital Materno Infantil, que já deveria ter sido construído há muito tempo na antiga dependência do Hospital São Rafael, mas que até hoje nunca saiu do papel.
Por: Wilson Soares
Fonte: A Voz do Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário