Efeito no corpo é sentido 12 horas depois da ingestão da bebida falsa
![]() |
| © GADINI/PIXABAY |
– Por que é tão fácil adulterar bebidas alcóolicas com o metanol?
Etanol, que está presente nas bebidas alcóolicas é da mesma família do metanol. Os dois são incolores, solúveis em água e têm cheiro parecido. Mas os dois átomos de hidrogênio que diferenciam esses dois primos, fazem toda a diferença e tornam o metanol um solvente, um combustível, um produto industrial.
– O que acontece no corpo quando alguém ingere metanol?
A bebida adulterada vai ser metabolizada pelo fígado e aí se transforma em uma substância tóxica que vai atacar o sistema nervoso central, o nervo óptico e provocar falência das células do corpo.
– E quais são os sintomas?
A pessoa começa a sentir os efeitos da intoxicação, em média, 12 horas depois. Começa com dor de cabeça, náusea, vômito, dor de barriga. Depois aparecem sintomas como confusão, tontura, convulsões. Se nada for feito, evolui para visão turva, fotofobia e até cegueira. Em último caso, pode levar a pessoa ao coma e até à morte.
– O que fazer em caso de suspeita?
É preciso procurar ajuda o quanto antes. Vá até o hospital mais próximo, se possível, leve uma amostra do que bebeu e avise outras pessoas que tenham bebido com você.
Qual o tratamento da intoxicação?
O antídoto da intoxicação é o etanol venoso. Nos casos mais graves é preciso fazer hemodiálise.
Onde pedir ajuda
Se você perceber algum sintoma de intoxicação, pode procurar os serviços de urgência da sua região. Também dá para pedir ajuda no Disque-Intoxicação da Anvisa. Anota o número: 0800 722 6001.
Por Eliane Gonçalves/Rádio Nacional
Fonte: Radioagência Nacional

Nenhum comentário:
Postar um comentário