Parte do território é considerado de ocupação irregular por estar dentro de limites de terras indígenas, o que motiva fiscalizações frequentes de órgãos ambientais
Moradores da Gleba Assurini, entre Altamira e Senador José Porfírio, registraram em vídeo uma operação de fiscalização realizada pelo IBAMA. As imagens mostram casas em chamas e movimentação de agentes na área. O órgão ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
De acordo com relatos, as equipes teriam chegado à região nesta semana. A operação envolveria agentes do IBAMA e possivelmente de outros órgãos federais.
A Gleba Assurini é uma área que há anos concentra disputas fundiárias. Parte do território é considerado de ocupação irregular por estar dentro de limites de terras indígenas, o que motiva fiscalizações frequentes de órgãos ambientais.
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com o IBAMA para saber o objetivo da operação, quais áreas foram alvo das ações e se houve notificação prévia às famílias. O IBAMA informou que vai acionar a equipe que está área de fiscalização e em breve irá divulgar informações oficiais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário