Brasil Novo Notícias: A Presidenta Dilma anuncia construção de ponte sobre o rio Xingu na Transamazônica

domingo, 27 de abril de 2014

A Presidenta Dilma anuncia construção de ponte sobre o rio Xingu na Transamazônica

A presidente Dilma Roussef anunciou nesta sexta-feira, dia 25, uma importante obra para a região do Xingu que será construída em decorrência da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que está sendo erguida pela Norte Energia no Sudoeste do Pará. A chefe da nação divulgou o início do processo de licitação para construir uma ponte sobre o rio Xingu para ligar os distritos de Belo Monte, em Vitória do Xingu, e Belo Monte do Pontal, em Anapu. A estrutura deve beneficiar principalmente os habitantes dos dois municípios, estimada em 37.600 pessoas, mas também melhorar o escoamento da produção paraense ao substituir as balsas usadas atualmente e interligar o sistema viário local à rodovia Transamazônica.
A ponte estaiada de concreto terá no total 700 metros de comprimento, com vão principal de 400 metros e dois vãos secundários de 150 metros, e 15,4 metros de largura. De acordo com o Ministério dos Transportes, a concorrência para executar a obra foi aberta hoje, com a publicação do edital no Diário Oficial da União, e deve ocorrer sob o Regime Diferenciado de Compras – Preço Global, que permite mais celeridade para a contratação da empresa que construirá a ponte. A obra já tem projeto executivo aprovado pelo Ministério e licença de instalação do Ibama. A previsão é que o processo licitatório seja concluído até julho e as obras comecem ao final em agosto com término previsto para janeiro de 2016.
Altamira ganhará oito novas pontes
O anúncio da construção da nova ponte integra um conjunto de investimentos públicos feitos na região no intuito de acompanhar o desenvolvimento social e econômico gerado com a instalação da usina. Por meio do Projeto Básico Ambiental da UHE Belo monte, aprovado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recurso Renováveis, a Norte Energia também vai aplicar recursos para melhorar a mobilidade nos municípios do entorno do empreendimento, a exemplo das oito pontes que serão construídas na área urbana de Altamira. Serão três pontes de concreto sobre o Igarapé Altamira, uma sobre o igarapé Panelas e uma sobre o igarapé Ambé, além de três para interligar trechos da rodovia Transamazônica.
O anúncio feito pela presidenta para a construção da ponte que liga Belo Monte à Belo Monte do Pontal ocorreu na inauguração do Complexo Portuário de Miritituba, em Barcarena, no Pará.

(Com informações do Ministério de Minas e Energia e da Norte Energia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário