Brasil Novo Notícias: Paralisação da Polícia Militar continua hoje

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Paralisação da Polícia Militar continua hoje


A paralisação dos praças do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e de mais nove batalhões de cidades do interior do Estado continua. O Comando Geral da Polícia Militar encaminhou, por volta das 9 horas de ontem, uma comissão liderada pelo coronel Sérgio Alonso, do Comando de Policiamento Regional Metropolitana, para tentar retirar as 14 viaturas que estão no quartel do 6º Batalhão. Porém, os aquartelados impediram a retirada com a justificativa de que isso enfraqueceria o movimento. Não houve confronto e a conversa foi pacífica.

O coronel Sérgio Alonso chegou com uma equipe de policiais militares ao 6º Batalhão, em Ananindeua, e tentou retirar as viaturas que estão paradas desde a última quinta-feira, quando os praças deram início à paralisação como forma de reivindicar o mesmo reajuste dados aos oficiais. O soldado Tércio, que é do 6º BPM e faz parte da comissão de negociação, informou ao coronel que as viaturas não seriam retiradas do quartel. 'Nós não podemos deixar essas viaturas saírem daqui, pois os demais policiais que estão solidários a nós vão dizer que estamos na rua, isso vai enfraquecer o movimento', justificou o soldado.

Após isso, Sérgio Alonso e a equipe dele deixaram o batalhão. 'Nós estamos aqui de forma pacífica, sem qualquer intenção de confronto. Nós vamos repassar o ocorrido para o comando geral', explicou o coronel. Ele garantiu que, mesmo com a paralisação, a população de Ananindeua não está desamparada. 'Nós fizemos reforço dessa área, pois na Região Metropolitana de Belém os policiais estão trabalhando normalmente. Mas é necessária a retirada dessas viaturas'.

O soldado Tércio disse que os praças não pretendem mais fechar as duas pistas da rodovia BR-316. 'Nós vamos ver como vai ficar essa situação. Se fecharmos, vai ser apenas uma faixa e não toda a pista. Nós queremos a população a nosso favor e não contra a gente', afirmou o soldado, que reconheceu que o movimento infringiu a lei quanto ao direito de ir e vir da população.

Churrasco - Circula nas redes sociais fotos do churrasco feito pelos praças dentro do 6º BPM durante os dias de paralisação. Uma pessoa que teve acesso ao local na manhã do sábado (5), mas que não terá a identidade revelada, disse que além de muita carne, havia bebida alcoólica no churrasco.

Ainda de acordo com essa testemunha, um homem que estava dentro de um ônibus afrontou os policiais, dizendo que eles deveriam trabalhar, em vez de fechar a rodovia BR-316. Depois disso, policiais militares que participavam da manifestação se reuniram e foram atrás do ônibus. O homem que afrontou os PMs foi retirado do coletivo e agredido por eles.

Para a Polícia Militar, é importante que esse homem faça o registro de ocorrência na corregedoria da corporação para que o crime seja investigado e que os responsáveis sejam punidos.

Ciop atende todas as ocorrências da RMB

Todas as ocorrências policiais registradas na Região Metropoltina de Belém estão sendo atendidas pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), mesmo com o movimento de um grupo de policiais militares. 'O atendimento está sendo realizado normalmente, inclusive durante todo este domingo (6) não registramos nenhuma pessoa na fila de espera do nosso call center e tivemos um percentual de atendimento na ordem de 87%, o que é considerado muito positivo. Podemos garantir que nenhum prejuízo foi causado para a população', afirma o diretor do Ciop, coronel José Osmar Albuquerque.

Ele enfatiza que a área do 6° Batalhão, em Ananindeua, onde ocorre a concentração do movimento, está sendo coberta por policiais do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar do Pará. 'Nos demais municípios do Estado, a situação foi resolvida também com o reforço do Comando de Missões Especiais e por viaturas comandadas pelos oficiais que se encontram nos municípios'.

Um exemplo dado por ele foi o policiamento feito em Marabá durante as festividades do aniversário de 101 anos, comemorado neste final de semana. 'O policiamento se deu de forma tranquila e nenhuma ocorrência grave foi registrada. A sociedade pode ficar tranquila que o serviço está ocorrendo dentro da normalidade em Belém e no interior, inclusive, nós notamos uma redução no número de ocorrências neste final semana'.

Nas ruas da capital, a presença de policiais e viaturas é constante. Ontem, 90 alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Pará - aprovados no último concurso feito pelo Estado para ampliar os serviços da corporação - supervisionados pelos instrutores, auxiliares e monitores, foram para os principais pontos turísticos de Belém, onde praticaram a atividade de estágio supervisionado, colocando em prática o conhecimento obtido em sala de aula.

Governador Simão Jatene cancela viagem e acompanha fatos

O governador Simão Jatene cancelou, no sábado (5), a viagem que faria a Nova Iorque, esta semana, para monitorar a continuidade das ações de segurança pública no Estado. Na cidade americana, o governo do Pará receberá uma homenagem por conta da iniciativa de priorizar a criação de mecanismos integrados para a redução da pobreza e da desigualdade através da educação, com o programa 'Pacto pela Educação', lançado em 2013.

A cerimônia será realizada em Manhattan, na terça-feira (8), durante o evento anual 'University for a Night 2014', que reunirá lideranças de governo de várias partes do mundo e empresários engajados com investimentos de filantropia, especialmente na América Latina, na Ásia e na África. O vice-governador Helenilson Pontes vai representar o Estado no evento, que contará ainda com a presença do Secretário Especial de Promoção Social, Alex Fiúza de Mello.

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário