Brasil Novo Notícias: Aulas serão retomadas em escolas de Altamira

terça-feira, 1 de abril de 2014

Aulas serão retomadas em escolas de Altamira

As aulas nas escolas de ensino fundamental de Altamira, no sudoeste do Pará, serão retomadas, segundo a Defesa Civil. Cerca de 3.700 alunos ficaram sem estudar nas últimas semanas, devido grande parte das famílias desabrigadas após a cheia do rio Xingu ter sido remanejada para as instituições de ensino.

O ano letivo não será prejudicado, segundo o secretário de administração do órgão, Fabiano Bernardo. "O calendário dos alunos não é prejudicado porque foi um pouco espaço de tempo que eles ficaram sem aula, uma média de pouco mais de uma semana, [isso] dividido pelas disciplinas são poucas aulas perdidas. É possível repor essas aulas nos períodos vagos de um mês para o outro, então a Secretaria de Educação vai conseguir suprir todo o ano letivo dos alunos", afirmou.

A prefeitura de Altamira também garante que a paralisação temporária das aulas não vai atrasar o ano letivo.

As famílias que estavam alojadas nas escolas estão sendo remanejadas para o abrigo do Parque de Exposições da cidade. A família de dona Raimunda foi uma das primeiras a serem remanejadas da escola para o principal abrigo público da cidade. Ela lamenta que ainda não pode voltar pra casa. "Minha casa ainda está alagada né? Se tivesse seco eu ia para lá".

Com a cheia do rio Xingu, aproximadamente 1.500 pessoas de 12 bairros foram atingidas. Cerca de 300 famílias foram levadas para o principal abrigo da cidade e outras 195 foram remanejadas para escolas públicas. Com as escolas servindo de abrigo, as aulas foram interrompidas.

O rio Xingu já baixou 39 centímetros e está 7.87 metros acima do nível considerado normal. No Parque de Exposição, 362 pessoas trabalham na construção dos abrigos móveis, de madeira e de lona.

Apesar do nível do rio estar baixando em média 10 centímetros por dia, o município continua em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, as famílias desabrigadas só poderão voltar para as suas casas depois que o Xingu estiver em um nível considerado seguro.

G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário