Brasil Novo Notícias: Indígenas reclamam de superlotação na Casai em Altamira

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Indígenas reclamam de superlotação na Casai em Altamira


Imagens feitas com um celular por índios da região do Xingu mostram a situação de abandono da Casai de Altamira, no sudoeste do Pará. O flagrante mostra os sistemas elétrico e hidráulico quebrados, água escorrendo para dentro do poço artesiano, banheiros sem estrutura, e a foça transbordando por falta de limpeza.

De acordo com os índios, a capacidade máxima da casa de saúde é de 70 pessoas e, atualmente, abriga mais de 300 indígenas. “Se diz que é saúde então vamos cuidar da saúde, mas não deixa o índio passar o que está passando. Não pode almoçar, não pode tomar café, tudo por causa dessa imundice que está aqui”, afirma Nabu Capaiapó.

Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), o prédio é provisório e os problemas da casa de saúde do índio serão solucionados por uma empresa contratada para fazer o serviço.

Um novo prédio seria construído para atender as aldeias da região do Xingu, mas os indígenas denunciam que o local foi abandonado há cerca de nove meses.

O novo prédio da Casai é de responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A obra deveria ter sido inaugurada em junho de 2013, mas parte da construção deverá ser refeita e, segundo engenheiros da Dsei, o custo inicial era de R$ 1,5 milhão, mas pode ultrapassar R$ 2,5 milhões.

"A gente está com pouca estrutura de transporte e combustível e já encaminhamos vários documentos para a Sesai de Brasília e ainda não obtivemos resposta. Esses problemas não são apenas em Altamira, se você fizer uma avaliação nacional, o Dsei de Altamira ainda é um dos melhores porque o quantitativo de índios é pequeno. Tem Dsei que tem 23 mil índios, 11 mil, nós temos 3.500 índios e estamos nessa situação, imagine os outros”, afirma Joaquim Curuáia, liderança indígena.

Uma equipe de Brasília deve ir até Altamira na próxima semana para verificar a situação de abandono, e programar uma nova data para reiniciar as obras que serão refeitas e as que estão faltando dentro do prédio novo.

G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário