Brasil Novo Notícias: Região do Xingu começa a ser reflorestada com 23 mil mudas nativas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Região do Xingu começa a ser reflorestada com 23 mil mudas nativas


As ações de reflorestamento na área da Usina Hidrelétrica Belo Monte já começaram. À montante do Xingu, no Sítio Pimental, onde funcionará a casa de força complementar, cerca de 20 hectares já foram reflorestados e as equipes do Centro de Estudos Ambientais da Norte Energia devem reflorestar mais 40 hectares até junho desse ano. O analista socioambiental da empresa, Rogerio Miranda, diz que serão plantadas 23 mil mudas de espécies florestais nativas da região, como mogno, açaí, jatobá, paricá, cedro e castanheira.

O plantio integra o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina. O PRAD está sendo implantado pela Norte Energia na área de preservação permanente (APP) do Reservatório Xingu. “Esses espaços consistem em sua maior parte de áreas que já sofreram a ação do homem, com atividades de agricultura e a formação de pastos para criação de animais”, afirma Rogério.

Uma das estratégias para acelerar o processo de restauração ecológica na região do entorno da UHE Belo Monte é a instalação de “poleiros artificias”, como explica o analista ambiental. “Vamos atrair pássaros e morcegos, que são dispersores naturais de sementes”, comenta.

Além do reflorestamento já iniciado, a Norte Energia tem feito um trabalho minucioso de proteção às espécies da flora da região do Xingu. O Centro de Estudos Ambientais já fez o resgate de 370 espécies de 47 famílias botânicas catalogadas, produziu 48.452 mudas para fins científicos e resgatou 88.793 espécimes de plantas e plântulas, das quais 96% foram reintroduzidas na natureza.

O PBA prevê ainda a criação de uma unidade de conservação, em avaliação pelos órgãos federais, a qual contribuirá para os planos de conservação de espécies ameaçadas e endêmicas da região. Outra ação prevista é o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (PACUERA) que avalia, com as instituições públicas e privadas, a implantação da APP e o uso múltiplo dos reservatórios da Usina para promover o desenvolvimento socioambiental da região.

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário