Brasil Novo Notícias: Anapú registra 125 casos de dengue

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Anapú registra 125 casos de dengue


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulga o 3º informe epidemiológico sobre a situação da dengue no Pará em 2014. De acordo com os dados, até o momento foram notificados 23.398 casos suspeitos de dengue, dos quais 386 foram confirmados, sendo 382 de dengue clássica, três de dengue com complicações e um de febre hemorrágica da dengue. Neste ano não consta nenhuma confirmação de óbito por dengue no Estado.

Até o dia 2 de abril do ano passado, 5.266 casos já tinham sido confirmados, além de quatro mortes causadas pela doença, cuja tendência de redução já vem ocorrendo, sempre nos mesmos períodos, desde 2011, com 10.297 casos confirmados e, em 2012, com 7.780 ocorrências. Os cinco municípios com maior número de casos notificados são Parauapebas (419), Santarém (236), Belém (190), Marabá (154) e Anapu (125). A maioria dos casos confirmados está em Parauapebas (113), São Félix do Xingu (40), Marabá (33), Belém (30) e Pacajá (29).

Segundo a coordenação do Programa Estadual de Controle de Dengue, o informe epidemiológico está sendo divulgado ainda com a classificação antiga. O prazo para a atualização do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online), previsto para o dia 28 de fevereiro, foi prorrogado devido a problemas diagnosticados pelos perfis de acesso dos níveis municipais, em que muitos registros se encontram desabilitados para a edição.

Devido ao período de chuvas, o risco de contrair dengue aumenta. Por isso, a Sespa alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença, como a retirada de objetos que possam acumular água nos quintais, de folhas e outros materiais, além da limpeza de calhas, para evitar água parada e impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário