Brasil Novo Notícias: MASSACRE DO JUDAS: MAIS UM ANO EM QUE BRASIL NOVO PÁRA NO BAIRRO CIDADE ALTA

terça-feira, 22 de abril de 2014

MASSACRE DO JUDAS: MAIS UM ANO EM QUE BRASIL NOVO PÁRA NO BAIRRO CIDADE ALTA

Mais uma vez o tradicional massacre do Judas, manifestação realizada anualmente no Bairro Cidade Alta no município de Brasil Novo, oeste do Pará, foi um sucesso de público em sua 30ª edição. O massacre do Judas, tradição trazida para a comunidade por uma família de nordestinos, faz parte do calendário cultural do município desde o ano de 1984.

Foi uma semana de preparação desde a confecção das “CARETAS” à arrecadação de donativos feita por um grupo de jovens mascarados denominados de “CARETAS”, que saem pelas ruas da Cidade fazendo arrecadação dos donativos para o sítio do Judas. Para muitos, a brincadeira é uma apologia à violência, mas para os populares essa é uma das maiores expressões cultural da comunidade – “quem vê pela primeira vez acha que a brincadeira é violenta e na verdade é só que é algo muito bem organizado e quem entra sabe o risco que corre.
A gente orienta aos caretas para não atingir a cabeça e principalmente o rosto dos participantes por que eles são responsáveis pela permanência desta cultura. Alguns dos adultos que estão participando já participam há mais de dez anos” – comentou Gabriel da Silva, um dos organizadores do evento. No sábado à tarde um boneco confeccionado pelos moradores do bairro e simbolizando Judas foi pendurado a um tronco de 15 m de altura e no domingo os donativos colocados ao redor do tronco em um circo todo ornamentado e vigiado pelos caretas para evitar que fossem saqueados. E quem ousou saquear levou muitas chicotadas.

O Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Alessandro Novaes, acompanhou o evento e disse que manifestação como esta deve ser respeitada e cultuada por todos – “É um prazer poder contribuir com o evento, pois uma manifestação como esta deve ser vista como uma prioridade e todos deveram respeitar. Os moradores da Cidade Alta estão de parabéns, pois mais um ano conseguiram levar sua manifestação cultural para esta multidão. A cidade Alta tem suas particularidades cultural e infelizmente, muitas vezes não tem recebido o devido valor” – afirmou o secretário.

Apesar da representatividade cultural do evento, esta foi a primeira vez que contou com a colaboração da Prefeitura Municipal. Os organizadores também contaram com o apoio das Polícias Civil e Militar que atenderam a solicitação para que dessem suporte de segurança para a população. Como sempre, o evento foi finalizado com a subida no pau-de-sebo o que só foi conseguido depois de muitas tentativas e pelo quinto ano consecutivo o Judas foi alcançado pela mesma pessoa.




Por: Valdemídio Silva
Fotos: Valdemídio Silva e Rosiane Neres
  
Mais Fotos...






















2 comentários:

  1. A MATÉRIA ESTÁ BEM ELABORADA E CONTA O OBJETIVO PRINCIPAL DESSA BRINCADEIRA CULTURAL, MAS GOSTARIA DE ME DIRIGIR DIRETAMENTE AO REPÓRTER VALDEMÍDIO SILVA QUE ANTES DE PUBLICAR QUALQUER TEXTO NO BLOG, REVISASSE CUIDADOSAMENTE OS ERROS DE ORTOGRAFIA, VERIFICANDO TANTO O USO CORRETOS DAS PALAVRAS, BEM COMO A ESCRITA CERTA E OS PONTOS ADEQUADOS. POIS QUANDO UM LEITOR VAI LER O TEXTO, SENTE DIFICULDADE DE INTERPRETAR ALGUNS TRECHOS, DEVIDO O MAL USO DE ALGUMAS PALAVRAS OU O ERRO ORTOGRÁFICO E PONTUAÇÕES. CONSIDERE ISTO COMO UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA.

    ResponderExcluir