Brasil Novo Notícias: Agricultores da Região do Xingu recebem kits para produção de cacau

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Agricultores da Região do Xingu recebem kits para produção de cacau


Agricultores familiares e produtores de cacau dos municípios de Brasil Novo e Uruará, no sudoeste paraense, receberam na quarta-feira (9), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), 15 kits constituídos de barcaças, cocho e galpão de estocagem de amêndoas do cacau. A entrega faz parte do Projeto Ouro Verde, executado em parceria com as prefeituras dos municípios e a empresa Norte Energia.

O projeto visa garantir infraestrutura para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau na Região do Xingu, além de proporcionar equipamentos para o melhoramento do processo de beneficiamento das amêndoas de cacau. Os investimentos implicam na melhoria de preço das amêndoas no mercado do cacau, garantindo a melhoria de vida do agricultor familiar, intensificando a economia local e diminuindo o impacto ambiental em função da redução da perda do produto.

Segundo o titular da Seas, Heitor Pinheiro, que acompanhou a entrega dos kits para as famílias, “esse projeto visa articular, apoiar e organizar todos os pequenos agricultores que produzem o cacau para que possam melhorar a produtividade e reduzir a perda de produto. Os kits serão fundamentais para o fortalecimento da produção de cacau da região”, explicou.

O cadastramento das famílias foi feito pelo município, em parceria com a Seas, e ao todo serão beneficiadas 60 famílias. Cada uma receberá um kit. Eles serão distribuídos da seguinte forma: dez vão para o município de Medicilândia, nove para Uruará, seis para cada um dos municípios de Placas, Brasil Novo, Altamira, Anapu, Senador José Porfírio e Pacajá, e cinco para Vitória do Xingu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário