Brasil Novo Notícias: Aprovada proposta para expansão da Uepa na região do Xingu

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aprovada proposta para expansão da Uepa na região do Xingu


Integrantes do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu) aprovaram no último dia 18, por unanimidade, a proposta unificada de fortalecimento das instituições de ensino superior localizadas no município de Altamira. São elas: as Universidades do Estado do Pará (Uepa), Federal (UFPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

A aprovação foi durante plenária, realizada em Altamira, para definir as ações estruturantes nos municípios de abrangência da região do Xingu. Aproximadamente 200 pessoas participaram da reunião, entre parlamentares e representantes de movimentos sociais, sindicatos e fundações, na qual foram escolhidos projetos que visam minimizar os impactos da hidrelétrica de Belo Monte. A proposta de fortalecimento das Instituições de Ensino Superior foi uma das cinco aprovadas pela plenária e a única por unanimidade. Desta forma, terá prioridade na execução.

"As instituições agradecem o empenho dos estudantes e da coordenação local da Uepa e, principalmente, da sociedade civil, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura que num esforço conjunto colocaram a educação superior em primeiro lugar, pensando no futuro de seus filhos", afirmou o assessor do Gabinete da Reitoria, Osvando Alves, presente à plenária. Ele explicou também que para contribuir com ações de desenvolvimento da região, neste mês de julho, a Uepa foi nomeada como membro do Comitê Gestor pelo Estado e aguarda a inclusão na recém-criada Câmara Técnica de Educação do PDRS Xingu.

O Plano de Desenvolvimento foi concebido pelo Governo Federal, como forma de mitigar os impactos ambientais, econômicos e sociais na área de entorno da Usina de Belo Monte e será financiado pela Norte Energia S.A. Nos próximos vinte anos estão previstos R$ 500 milhões em investimentos voltados para o desenvolvimento sustentável daquela região.

De acordo com o Projeto de Reestruturação, as instalações físicas do campus da Uepa localizado em Altamira serão ampliadas, novos equipamentos serão adquiridos e novos cursos serão ofertados. A expectativa é que em cinco anos a expansão das ações da Uepa beneficie toda a região do Xingu, composta pelos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

As graduações a serem implantadas formarão profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Engenharia de Produção, Tecnologia Industrial – Alimentos, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta de implantação dos cursos está distribuída entre os anos de 2016 a 2019 e foi baseada na demanda percebida nas feiras vocacionais realizadas no município de Altamira.

Se somadas às estimativas de custo das obras, a proposta completa da Uepa representa um investimento em torno de R$ 20 milhões. Na plenária do dia 18 foi aprovada parte desse recurso. A proposta ainda será referendada na reunião do Comitê Gestor do PDRS Xingu, no próximo dia 25 de julho.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário