Brasil Novo Notícias: Emater faz mutirão para emitir o Cadastro Ambiental Rural no Xingu

terça-feira, 8 de julho de 2014

Emater faz mutirão para emitir o Cadastro Ambiental Rural no Xingu


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) fez pelo menos 300 atendimentos a famílias agricultoras em pouco mais de dois dias de mutirão em quatro municípios que integram a região do Xingu. A atividade reuniu uma equipe composta por doze técnicos e começou pelo município de Medicilândia. Trata-se da primeira ação que a empresa executa nesta modalidade para alcançar agricultores que ainda não têm o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A equipe trabalhou com a base de dados do Programa Terra Legal, que usa imagens de satélite, na maioria das ações em campo. Algumas das propriedades visitadas pelos técnicos estão localizadas a cerca de 100 quilômetros da sede do município e em áreas de difícil acesso. Nas áreas não mapeadas, a Emater constrói o banco de informações imprescindível para a retirada do documento.

O mutirão chegou ainda a Uruará e Placas. A Emater reuniu lideranças nas comunidades rurais e até religiosas para demonstrar a importância do CAR, passo inicial para a regularização ambiental. A agricultora Maria de Jesus, moradora do quilômetro 100 Norte, em Medicilandia, disse que está ciente da necessidade de ter documento. “Trabalho com lavoura branca e quero fazer um financiamento para mandioca. Sem o cadastro não posso acessar o crédito”, disse.

Morador do projeto de assentamento Assurini, na zona rural de Altamira, o agricultor Antônio da Silva disse que agora precisa comercializar o gado, e com as novas determinações legais isso tem se tornado inviável. “Nem o frigorífico local compra meu gado. Não temos mais como ficar sem o CAR, que é necessário para acessar políticas públicas”, observou. O cadastro já está sendo exigido para a comercialização do gado para outros Estados.

A estratégia de mutirão adotada pela Emater quer cumprir a meta do convênio estabelecido com o Ministério do Meio Ambiente, que pretende emitir 19.643 CARs em onze municípios da área de influencia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O prazo para o cumprimento da meta se encerra em dezembro deste ano, mas a Emater já ultrapassou os 50% de cadastros emitidos. O documento pode ser adquirido gratuitamente na Emater, por produtores com até quatro módulos fiscais de área.

O CAR é um documento obrigatório para toda e qualquer pessoa que tenha propriedade rural, independente do agricultor ser ou não cliente da reforma agrária. A Emater hoje conta com 300 técnicos capacitados para emitir o cadastro em todas as regiões do Pará. Para facilitar o trabalho, a empresa desenvolveu o Sistema de Infor Sistema Regiona Sistema de Informações Geográficas e Ambientais (Siga), que armazena dados off-line, permitindo maior agilidade no trabalho. No fim deste mês, a Emater chega aos municípios de Anapu, Pacajá e Porto de Moz.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário