Brasil Novo Notícias: Emater capacita técnicos para georreferenciar cadeia produtiva do mel no Xingu

terça-feira, 1 de julho de 2014

Emater capacita técnicos para georreferenciar cadeia produtiva do mel no Xingu


Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará, dos municípios de Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Uruará e Medicilandia, que integram a Região da Cidadania do Xingu, se reúnem na próxima terça-feira (01), em Altamira, para discutir as ações que devem ser realizadas pelos municípios durante o 20º Congresso Brasileiro de Apicultura e 6º de Meliponicultura (Conbrapi). O evento acontece pela primeira na região Norte do Brasil com Belém sendo a cidade sede. O Conbrapi ocorre entre os dias 5 a 8 de novembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

O encontro vai possibilitar a capacitação da equipe técnica da Emater na região para a realização dos cadastramentos dos apicultores/meliponicultores e associações no Programa Nacional de Georreferenciamento (Pngeo). O cadastro, por sua vez, vai possibilitar a obtenção de um diagnóstico da atividade apícola na região. Os resultados serão apresentados no congresso brasileiro. “Estamos georreferenciando todo o Pará, a fim de garantir o acesso da categoria a políticas públicas, entre elas o crédito rural”, explica o técnico da Emater, Wanderley Ribas.

Os apicultores cadastros no Pngeo poderão acessar as atividades técnicas que acontecerão durante o Conbrapi, além de garantia de obter a Carteira Nacional de Apicultor (CNA). De posse dela, o apicultor garante descontos nos serviços prestados inerentes à profissão, como cursos e oficinas, além de acesso a políticas públicas como Programa Nacional de Alimenteção Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Pngeo, que hoje é referencia no Brasil, foi desenvolvido a partir de uma experiência da Emater paraense no município de Conceição do Araguaia (sul do Estado). Ele tem como foco principal cadastrar e georreferenciar os apicultores. O programa integra um dos cinco focos da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará produzia 443 toneladas de mel, em 2012, sendo o município de Capitão Poço o maior produtor. A Emater estima que os dados de produção hoje sejam muito superiores aos apresentados pelo Instituto.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário