Brasil Novo Notícias: Sistema de energia solar mudará produção rural em reserva extrativista de Porto de Moz

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Sistema de energia solar mudará produção rural em reserva extrativista de Porto de Moz


Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Porto de Moz, no Xingu, cem famílias da reserva extrativista Verde Para Sempre passarão a ter, até o final do ano, energia ininterrupta em suas propriedades, a partir de um sistema de captação por placas solares. Com a instalação e mais o recebimento de freezeres, os ribeirinhos das margens dos rios Jaurucu, Aquiqui, Uiuí, Acaraí e Guajará não só viverão com mais conforto e qualidade, como impulsionarão suas principais atividades rurais: a produção de muçarela de búfala e a pesca artesanal.

“De imediato, por exemplo, podemos prever um aumento de pelo menos 30% na produção de queijo de cada família, que hoje gira em torno de 80 a 140 quilos por semana. Isso se dará com a capacidade de armazenamento refrigerado, o que vai beneficiar também o pescado”, explica o chefe interino do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária José Morais.

Quase todos esses extrativistas nunca puderam usufruir de eletricidade em suas casas. Alguns possuem geradores, mas a capacidade não ultrapassa três horas. De acordo com a Emater, mesmo em época de chuvas, será possível garantir uma captação razoável, porque cinco horas de sol já seriam suficientes para abastecer um dia inteiro.

Os projetos , no valor individual de R$ 25 mil, serão enquadrados na linha Eco do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e encaminhados para o Banco da Amazônia (Basa) até agosto.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário