Brasil Novo Notícias: Altamira - Eleições 2012: Coligação acusa Juvenil de compra de votos

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Altamira - Eleições 2012: Coligação acusa Juvenil de compra de votos

A Coligação "Rumo Novo Com a Força do Povo" (PP/PDT/PT/PTB/PPS/DEM/PSB/PV/PRP/PCdoB/PTdoB), na qual Claudomiro Gomes da Silva (PSB) concorreu à Prefeitura de Altamira, ingressou na Justiça Eleitoral do município com ação de investigação judicial eleitoral contra o ex- candidato e prefeito eleito, Domingos Juvenil (PMDB). A ação, assinada pelo advogado Edydio Sales Filho, foi proposta a 7 de novembro e é motivada por denúncias de compras de votos durante a campanha eleitoral de Juvenil.

A coligação requer à Justiça a cassação dos registros de candidatura ou diplomas de DomingosJuvenil e do vice-prefeito eleito, Joel Mendes, que venceram o pleito na coligação "O Trabalho Está de Volta" (PRB/PMDB/PTN/PSC/PHS). A ação também pede a inelegibilidade de ambos e a condenação ao pagamento de multa civil.

De acordo com a peça submetida à Justiça Eleitoral de Altamira, durante o período de campanha eleitoral, o então candidato Domingos Juvenil teria usado o poder econômico para angariar votos, o que contraria a legislação vigente. Um dos casos apontados na ação teria ocorrido no conjunto Jardim Independente II.

Denúncia feita pelo presidente da Associação de Moradores do conjunto dá conta de que, em meados de agosto, Juvenil compareceu a uma reunião com moradores e prometeu resolver o problema de abastecimentro de água do bairro imediatamente. Para isso, ele teria doado à comunidade uma bomba elétrica para abastecer a caixa d´água do conjunto, além de viabilizar a fiação elétrica para o seu funcionamento. Os advogados da coligação anexaram, à ação, fotos e vídeos que comprovariam as denúncias. "É impossível dissociar a conduta de doar bomba d'água, a fiação elétrica e de tubos hidráulicos, do intuito eleitoral com o beneficiamento do candidato no pleito", diz a ação.

Outro caso apontado na ação judicial teria ocorrido no bairro "Paixão de Cristo", em Altamira. O então candidato Domingos Juvenil e um candidato a vereador chamado "Victor da Focus" teriam "doado" materiais elétricos à comunidade do bairro. "Juvenil contribuiu para a instalação de poste de luz e fios elétricos nos últimos dez dias da campanha", diz a ação. Além das doações ligadas à infraestrutura das comunidades, o candidato também teria promovido compra de votos por pagamento em espécie, usando para isso candidatos a vereador e empresários da cidade. A troca de votos por combustível também é denunciada pela coligação na ação.


FONTE: WD Notícias/WIlson Soares  

Nenhum comentário:

Postar um comentário