Brasil Novo Notícias: Começam as obras do Sistema de Transmissão da UHE Belo Monte

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Começam as obras do Sistema de Transmissão da UHE Belo Monte

As obras de implantação do Sistema de Transmissão Restrito da Usina Hidrelétrica Belo Monte se iniciaram com a conferência topográfica do local de instalação de cabos e equipamentos, abertura de acessos, supressão vegetal, escavação e execução das fundações. Formado por um conjunto de linhas de transmissão e subestações, o Sistema vai transmitir a energia gerada nas duas casas de força do empreendimento ao Sistema Interligado Nacional para gerar energia a 60 milhões de brasileiros em 17 estados.
A Linha de Transmissão do Sistema Interligado (SIN) foi leiloada em fevereiro desde ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O modelo a ser implantado é o primeiro da América Latina a operar com 800 KV. O Sistema será formado por 65 quilômetros de uma linha de transmissão de 230 KV para escoar a energia gerada na usina de Pimental, e 67,5 quilômetros nas cinco linhas de 500 KV que vão transmitir energia produzida no sítio Belo Monte. A linha de transmissão de 230 KV deve ficar pronta no segundo semestre de 2015 , e o primeiro circuito de  500 KV, no final do mesmo ano.
 A contratação das empresas Isolux e São Simão para construir o Sistema de Transmissão marca o encerramento de um ciclo da Usina Hidrelétrica Belo Monte: o da assinatura dos contratos eletromecânicos. Os contratos para implantação do Sistema somam R$ 179,3 milhões e ocorreram em 27 de março deste ano. Antes, em fevereiro, a Norte Energia, responsável pelo empreendimento, havia formalizado os contratos para a montagem eletromecânica dos sítios Belo Monte e Pimental.

Por: Anderson Araújo - 1645/PA - Comunicação Norte Energia S.A. - UHE Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário