Brasil Novo Notícias: Seção Solene abre oficialmente o Cacau Fest 2914 em Medicilândia

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Seção Solene abre oficialmente o Cacau Fest 2914 em Medicilândia

Na noite dessa (25), em seção solene na câmara municipal de vereadores foi oficialmente aberta à quinta edição do já tradicional Cacau Fest.

Seção Solene abre oficialmente o Cacau Fest 2914
em Medicilândia 
O Evento é realizado anualmente na cidade de Medicilândia conhecida como a Capital Nacional do Cacau. A seção que oficializou a abertura do evento contou com a presença do Prefeito Nilson Daniel, do Secretário de agricultura Ivaldo Tontine, Sec. de Adm. Deywis Daniel, e dos Vereadores Tião Leite, Zé Miguel, Alonso, Cleder Barth, Nei Teixeira, Valdivino e Ramos (Presidente da Câmara), além de populares e cacauicultores do município e região.
Na solenidade as autoridades destacaram a importância da cultura do Cacau para o município e para a região, pois a cultura é responsável, quase que em totalidade, pela renda do município de Medicilândia. Destacaram ainda a importância do evento Cacau Fest, que já entra no seu quinto ano e nesta edição, além das tradicionais palestras, fóruns, minicursos se destacam as atrações musicais que atendem os mais variados públicos. Dia 28, por exemplo, em única apresentação o show do cantor evangélico Fabiano Barcellos, além de shows locais e regionais, e é claro, o grande show do dia 30 com Ataíde & Alexandre que promete estremecer a cidade de Medicilândia.
Vereador Pablo Silva
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Vereador Pablo Silva que em uma breve entrevista falou da importância da cultura do cacau para o município e disse que essa é a principal fonte de renda dos produtores de Medicilândia. Ele ainda destacou que a fábrica de Chocolates instalada na cidade o produto tem um maior valor agregado no município, gerando trabalho e proporcionando a população oportunidade de se deliciar com os produtos gerados pelo beneficiamento da amêndoa como o chocolate, trufas entre outros. Sobre o Cacau Fest, o Vereador relatou que o evento tem uma enorme importância para região e disse que já existem propostas sendo estudados para a regionalização do evento. Ele fez questão de exaltar a qualidade da programação cultural dos cursos, fóruns e palestras que abordarão vários temas importantes, entre eles, o êxodo rural visando a fixação da família no meio Rural, tendo em vista que a cultura do cacau sempre foi uma cultura familiar, onde as famílias geralmente são responsáveis pela produção. De acordo com o Vereador, atualmente nota-se a escassez na mão de obra. O município possui uma lavoura mais forte e cada vez mais produtiva e resistente às pragas, que tem se tornado possível devido ao melhoramento genético da cultura.

O Vereador Pablo aproveitou a oportunidade para deixar um convite especial para toda a população de Medicilândia e região “Venham e participem” e claro deixou um agradecimento especial a toda organização, que segundo ele está de parabéns e ainda valorizou o apoio do governo municipal e seu secretariado e todos que direto ou indiretamente contribuem para o evento que segundo ele será um grande sucesso em mais essa edição.









Por: Joel Laércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário