Brasil Novo Notícias: Cursos de mecânica de moto e bovinocultura de corte são oferecidos a moradores de Senador José Porfírio

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Cursos de mecânica de moto e bovinocultura de corte são oferecidos a moradores de Senador José Porfírio


Desde o último dia 11 de agosto, dezenas de moradores de vilas localizadas ao sul do município de Senador José Porfírio, sudoeste paraense, avançam na qualificação profissional em cursos técnicos oferecidos pelo Centro de Treinamento da Vila Ressaca, de responsabilidade da Belo Sun Mineração em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), dentro do Programa de Educação e Capacitação, do qual ainda participam FIEPA, FAEPA, REDES e SEBRAE.

A perspectiva de novas oportunidades está sendo oferecida por meio dos cursos de mecânica de motocicletas e de bovinocultor de corte. O primeiro prossegue até o dia 3 de outubro deste ano com carga horária de 160 horas e a participação de 45 alunos em duas turmas. O segundo foi encerrado no último dia 15, quando 20 moradores ¬¬acompanharam as aulas teóricas e práticas.

Experiências – Morador do chamado travessão do Pirarara, Alisson de Souza Teixeira, 20, aproveita a qualificação técnica. “É conhecimento que futuramente vou utilizar. Posso abrir uma empresa, já entendo um pouco de moto. Quem sabe não ofereço um serviço?”, vislumbra o jovem que mantém uma pequena oficina. Natural de Barra do Corda, o maranhense Albino de Souza, 47, mora há 21 anos na Vila Ressaca. Ele e os demais alunos receberam certificados ao final do curso de Bovinocultor de Corte. A carga horária foi de 40 horas.

“Eu estava na expectativa de aprender mais e aprendi. Foi um aperfeiçoamento. Aprendi sobre castração, o local onde aplicar as vacinas. Algumas vezes fazia errado”, confessou Albino, que há mais de 30 anos trabalha com pecuária. Dentre os temas ministrados pela grade curricular, o público pode conferir manejo sanitário e práticas rotineiras em fazendas como castração e contenção.

A partir de amanhã, 22, as duas turmas do curso de Mecânica de Motocicleta iniciam as aulas práticas. Para isso, um veículo adaptado, uma espécie de oficina móvel oferecido pelo SENAI, estará sendo utilizada para o aprendizado. A Kombi está localizada na área externa do Centro de Treinamento da Belo Sun Mineração.

Histórico – Desde que foi inaugurado, em maio deste ano, o Centro de Treinamento da Vila Ressaca já capacitou cerca de 200 pessoas, grande parte moradores de comunidades localizadas na área do Projeto Volta Grande (de exploração de ouro) e de responsabilidade da Belo Sun Mineração.

Para Claudio Lyra, gerente de Relações Institucionais da Belo Sun, a qualificação “não é apenas o cumprimento de medidas relacionadas ao processo de licenciamento, mas o reflexo do planejamento que a empresa fez, de forma antecipada, juntamente com instituições paraenses que capacitam mão de obra. É qualidade de vida e geração de renda oferecidas pelo PVG”.
Galo, Ressaca, Ilha da Fazenda e Itatá são algumas vilas beneficiadas pela agenda de cursos. Biojoias, Formação de Alfabetizadores, Empreendedorismo Rural e Inclusão Digital foram algumas das qualificações profissionais já oferecidas.

Belo Sun Mineração

Nenhum comentário:

Postar um comentário