Brasil Novo Notícias: Agricultores de Anapu recebem mais de 22 mil mudas de frutíferas e essências florestais

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Agricultores de Anapu recebem mais de 22 mil mudas de frutíferas e essências florestais


Cinquenta famílias de agricultores familiares residentes no município de Anapu, à margem da BR-230, a Transamazônica, estão sendo beneficiados com um projeto desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). As famílias já começaram a receber mudas de essências florestais e frutíferas produzidas em viveiro. A ação tem financiamento do Plano de Desenvolvimento Regional do Xingu (PDRS).

Cada família recebe entre 50 e mil mudas, dependendo da demanda apresentada, aptidão e área disponível para o plantio. No viveiro foram produzidas 22,5 mil mudas. O objetivo é que cada agricultor semeie pelo menos um hectare, com o objetivo de recompor áreas alteradas, e assim melhorar o meio ambiente no município.

O projeto tem como base a fruticultura, alida às essências florestais. As famílias recebem mudas de açaí, cacau, pimenta do reino, mogno, ipê e nim indiano. Para os que optam em trabalhar com cacau, a madeira de lei servirá também como sombreamento para as fruteiras. A produção é para médio e longo prazo.

“A iniciativa é muito importante, visto a dificuldade em conseguir mudas dessas espécies. É muito caro para o agricultor montar um viveiro de produção”, disse Sildevânio Souza, morador da Vicinal Catarina, na zona rural de Anapu.

Para que as áreas sejam totalmente aproveitadas, a Emater orienta os agricultores a utilizarem as entrelinhas dos plantios para a semeadura de milho, mandioca e feijão, que são culturas de subsistência. “Essas são culturas anuais e vão proporcionar ao agricultor a garantia da segurança alimentar. As demais culturas vão garantir também renda para as famílias”, ressaltou Sidevaldo Santana, técnico da Emater.

A primeira produção comercial com as mudas será de açaí, a partir do terceiro ano do plantio. Foram distribuídas mudas das variedades BRS e Ver-o-Peso. A Secretaria de Agricultura de Anapu também participa do processo de produção.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário