Brasil Novo Notícias: Produção de arroz e soja em Castelo dos Sonhos supera safra de 2014

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Produção de arroz e soja em Castelo dos Sonhos supera safra de 2014


Agricultores do distrito de Castelo dos Sonhos, na zona rural de Altamira, oeste paraense, começam a colher as safras de arroz e soja, que este ano registrou um aumento de 20% em relação ao ano passado, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater). Mais de 50% do que é gerado nessas duas culturas vem de pequenas propriedades familiares, que recebem assistência técnica do governo do Estado.

Este ano a colheita de arroz chegará a 250 mil sacas, de 60 quilos cada, e a de soja a 350 mil sacas. A Emater atribui o aumento da produtividade à tecnologia de precisão que utiliza equipamentos adaptados às plantadeiras que melhoram o sistema de plantio e de coleta. “ Isso tudo está intimamente ligado aos cuidados aplicados à cultura, que incentivamos e procuramos acompanhar junto aos agricultores”, diz o técnico da Emater, Celso Rambo.
Outro fato atribuído ao aumento da produtividade são as variedades melhoradas e adaptadas à região, tanto de soja como de arroz, algumas desenvolvidas pela Embrapa, além da fertilidade das áreas de plantio, que apresentam solo roxo profundo com topografia plana, propício para a agricultura mecanizada e produção de grãos em grande escala. A Emater estima que número de agricultores que hoje trabalham com os grãos seja de 50% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

O retorno financeiro, que chega a ser de 50% para as culturas na região, também é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de agricultores envolvidos com a atividade. “Com o solo propício ao cultivo, o custo de produção na região diminui em até 20%”, garante o técnico. Segundo ele, a melhoria da qualidade de vida do produtor também garante a permanência das famílias no campo. Além disso, explica, o trabalho da Emater vem sendo feito com base na recuperação de áreas degradadas e que estavam praticamente improdutivas.

Os plantios e, consequentemente, as colheitas acontecem por ciclos. A safra atual é resultado do plantio feito em outubro do ano passado. A próxima já começa a ser plantada até a segunda quinzena do mês de fevereiro.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário