Brasil Novo Notícias: Rotor de 320 toneladas já está a caminho de Belo Monte‏

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Rotor de 320 toneladas já está a caminho de Belo Monte‏


O rotor da segunda Unidade Geradora da Casa de Força Principal da Usina Hidrelétrica Belo Monte partiu na quarta-feira (14/1) de Manaus (AM) rumo a Vitória do Xingu (PA). O equipamento de nove metros de diâmetro, cinco metros de altura e 320 toneladas está sendo transportado em uma balsa reforçada que vai percorrer trechos dos rios Amazonas e Xingu até a Estação de Transbordo de Carga da Norte Energia com previsão de chegada para esta semana.

No total serão percorridos 890 quilômetros. Na primeira etapa, foram percorridos 17 quilômetros por terra entre a fábrica da Voith Hydro Brasil e o porto Carinhoso. Dentro de Manaus, foi usado um veículo com 12 eixos. Em Vitória do Xingu, um caminhão com 16 eixos levará a peça até o canteiro de obras de Belo Monte.O rotor foi fabricado em 12 meses. Em aço inoxidável, a estrutura é a peça mais importante das turbinas, o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. As pás do equipamento recebem a água do rio e transformam a energia mecânica em energia cinética, que é transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica.

A UHE Belo Monte, que será construída e operada pela Norte Energia, encerrou 2014 com 70% das obras civis concluídas. Localizada no rio Xingu, é a maior hidrelétrica genuinamente brasileira. Quando estiver em plena operação, em 2019, terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, distribuídos em casas de força: a Principal, no Sítio Belo Monte, com capacidade instalada de 11 mil MW (98% da capacidade total do empreendimento), e a Complementar, no Sítio Pimental, com 233,1 MW. Em fevereiro de 2011, a Norte Energia assinou contrato com o Consórcio ELM – formado pelas empresas Alstom, Voith e Andritz – para o fornecimento de 14 dos 18 conjuntos turbina-gerador Francis de 620,4 MW da Casa de Força Principal. A Voith fornecerá quatro desses equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário