Na 18ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, 329 pessoas disputam uma vaga de vereador, outros 8 acompanham na eleição para prefeito. A média é de 9,9 candidatos por vaga. Em todo o Pará, 19.012 candidatos ambicionam ocupar uma das 1.734 cadeiras disponíveis nas câmaras municipais paraenses.
Em alguns municípios, a corrida pelo voto será bem mais difícil. Somente em Altamira, cidade com o maior número de eleitores da região (71.948), além dos 3 candidatos à prefeitura, outros 196 tentam uma das 15 cadeiras de vereador. A média é de 13 candidatos por vaga.
As estatísticas eleitorais de 2016, divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelam ainda que PMDB, PSDB, PSC, PSD, PR, PT e PDT são, nessa ordem, os partidos com maior números de candidatos inscritos para o pleito deste ano, no Estado do Pará. Juntas, essas siglas contam com um total de 8.657 nomes na disputa ao cargo de prefeito ou vereador, em todo o território paraense, onde o número de candidatos totaliza 20.092.
Em todo o Pará, apenas Belém, Ananindeua e Santarém podem ter segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores. No caso de Santarém, essa é a primeira vez que o município tem a possibilidade de um turno extra, devido ao aumento no eleitorado, após o período de revisão biométrica.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário