Você
recebeu um cupom, enviado via WhatsApp, para receber descontos em compras na
rede O Boticário? Se a resposta for positiva, você é um dos 400 nil usuários do
aplicativo que receberam o novo “golpe” cibernético, segundo informações da
empresa de segurança digital Psafe.
De
acordo com a empresa, o golpe está no ar há dois dias e já atingiu mais de 400
mil usuários, mesmo que nem todos tenham sido infectados pelo malware.
A
empresa “O Boticário” confirmou que a mensagem é falsa e afirmou que “está
adotando as providências cabíveis em relação à tentativa de fraude”. Além
disso, a empresa recomenda que, em caso de dúvidas sobre as promoções válidas,
os usuários procurem os canais oficiais de comunicação com o consumidor (como
redes sociais, site, telefones e lojas).
Como
funciona?
O
malware chega na forma de uma mensagem que diz, falsamente, que a empresa está
com uma promoção de primavera. O arquivo diz que o usuário pode ter acesso a um
vale-presente gratuito e exibe um link para o interessado acessar.
Ao
abrir o link, uma pesquisa passa a ser exibida. A condição para ganhar o falso
cupom de desconto é responder as questões e ao final compartilhar a
"promoção" com 10 contatos do WhatsApp.
"Depois
de compartilhar com 10 amigos, irá aparecer o botão 'baixar vale-presente'
basta clicar e confirmar seus detalhes na próxima página", informa o texto
que aparece no golpe.
Depois
deste compartilhamento, a Psafe explica que usuário pode ser induzido a se
cadastrar em serviços de SMS pago (que em geral efetuam cobranças indevidas em
planos pós pagos ou consomem o crédito do celular) ou ainda incentivado a
baixar aplicativos, que neste caso são falsos e podem infectar o celular com
outros malwares.
Caso
você tenha caído no golpe, a empresa sugere que você entre em contato com a
operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.
Fonte:
DOL
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