Brasil Novo Notícias: OPERAÇÃO DO IBAMA NO MUNICÍPIO DE PLACAS FECHA DUAS SERRARIAS E DEIXA MAIS DE 100 FAMÍLIAS DESEMPREGADA E POPULAÇÃO EM PÂNICO

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

OPERAÇÃO DO IBAMA NO MUNICÍPIO DE PLACAS FECHA DUAS SERRARIAS E DEIXA MAIS DE 100 FAMÍLIAS DESEMPREGADA E POPULAÇÃO EM PÂNICO

Na tarde de hoje (26), agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) esteve na cidade de Placas cumprindo mais uma etapa da Operação Malha Verde.
A Operação Malha Verde está atuando nos municípios de Itaituba, Rurópolis e Placas, com cerca de 50 agentes do IBAMA e 100 Policiais, sendo Força Nacional, Táticos e Polícia Militar. Dentro das rotinas estabelecidas pela operação, cujo objetivo é fiscalizar empresas exportadoras de madeira e demais produtos florestais, no uso do sistema de controle DOF - Documento de Origem Florestal, agentes ambientais federais apreenderam madeiras e equipamentos de duas serrarias.
O procedimento adotado foi à apreensão dos motores principais das serrarias para evitar o funcionamento e apreensão das madeiras que foram encontradas no pátio, madeiras em tora e serradas. Interrogado sobre o destino das madeiras, ele informou que serão doadas para entidades devidamente legais.
A quantidade em metros não foi informada oficialmente, pois ainda estavam fazendo o levantamento, mais aproximadamente foram apreendidas nas duas serrarias cerca de 400m3 em toras e 250 metros cúbicos de madeira serrada.
A situação na cidade de Placas se agravou referente ao desemprego causado pela operação, em tempos de crise, mais de 100 famílias ficaram desempregadas.
Os trabalhadores que permaneciam em seus locais de trabalho estavam revoltados com a situação, pois não sabem o que fazer agora para manter o sustento das famílias, parcialmente todos acompanharam tudo de perto e com muita indignação.
Segundo os proprietários das serrarias o órgão fiscalizador chegou no intuito de atear fogo nos equipamentos e máquinas, chegaram até colocar madeira e carvão encima dos maquinários para poder iniciar o incêndio, porém os proprietários pediram para levar e não queimar os equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário