Brasil Novo Notícias: BELO MONTE SERÁ INAUGURADA NESTA QUARTA-FEIRA

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

BELO MONTE SERÁ INAUGURADA NESTA QUARTA-FEIRA

42 anos depois, Belo Monte saiu do papel e está gerando energia. A segundo maior hidrelétrica do mundo – Belo Monte é menor apenas que a hidrelétrica de três gargantas na China. Para ser concluída a obra que barrou o rio Xingu custou quase R$ 40 bilhões aos cofres públicos e segundo a empresa responsável pela obra, investiu R$ 6 bilhões em projetos sociais.
Polêmica, a usina que será responsável pelo abastecimento de 60 milhões de lares em todo país, será inaugurada hoje em uma cerimônia que contará com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro.
Mas, a vinda do presidente não está sendo vista com bons olhos, tanto pela direita como pela esquerda. Movimentos sociais questionam a solenidade e reclamam da proibição expressa da presença da população e criticam o fato de que Bolsonaro não deveria inaugurar uma obra que ainda tem passivos sociais.

Durante a audiência realizada pelos senadores, que compõem a subcomissão provisória da Usina Hidrelétrica Belo Monte, as falas de ambos os lados mostram insatisfação.
Apesar das críticas, a obra que atravessou gerações e foi pensada ainda no governo militar, mudou a paisagem da região e mesmo com passivos sociais urgentes, como saneamento básico, e a possibilidade de seca a jusante da barragem, o governo considera a obra indispensável para o sistema nacional de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário