Brasil Novo Notícias: MENINGITE: EM 2019 JÁ FORAM REGISTRADOS CINCO CASOS NA REGIÃO

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

MENINGITE: EM 2019 JÁ FORAM REGISTRADOS CINCO CASOS NA REGIÃO

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Até agora cinco casos de meningite foram oficialmente registrados na região. Três deles em aldeias indígenas, um em Medicilândia, e um dos casos aconteceu em Altamira, onde uma estudante de 17 anos acabou pegando a doença por duas vezes, o que, segundo a biomédica Daiane de Oliveira, é bastante comum.
Meningite é uma infecção que se instala normalmente quando bactérias ou vírus atacam as meninges. O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor, líquido que envolve o sistema nervoso.
Sintomas

Meningites virais: nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. Uma vez que os exames tenham comprovado tratar-se de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.
Meningites bacterianas: as meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo. Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de sepse aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.
Importante: os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário