Brasil Novo Notícias: Belo Monte recebe 1.020 toneladas de equipamentos

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Belo Monte recebe 1.020 toneladas de equipamentos

A Estação de Transbordo de Carga da Usina Hidrelétrica Belo Monte, situada em Vitória do Xingu, recebeu grandes equipamentos para a montagem eletromecânica do empreendimento. São duas rodas de turbinas, um eixo da turbina e um transformador elevador que serão instalados na Casa de Força Principal, a qual terá 18 unidades geradoras com capacidade instalada de 11.000 MW. Juntos os equipamentos pesam 1.020 toneladas e percorreram mais de 2 mil km por transporte rodoviário, marítimo e fluvial para chegar na região do Xingu, no Pará.

Com 320 toneladas, uma das rodas da turbina veio da fábrica da Andritz, na cidade paulista de Araraquara, e será montada na Unidade Geradora 3. A viagem iniciada em outubro durou cerca de 70 dias. O deslocamento foi feito em transporte especial até o Porto de Santos, também em São Paulo, depois de navio cargueiro até Belém e, de lá até Vitória do Xingu, em uma Balsa.

Com mesmo peso, a outra roda da turbina foi fabricada pela Alstom e está destinada à Unidade Geradora 6. No carregamento saído no final de outubro de Taubaté, chegou o eixo de turbina, de 110 toneladas, para a mesma unidade geradora e o sétimo transformador elevador da Casa de Força Principal, de 270 toneladas.
Chegadas em Vitória do Xingu no dia 16 de dezembro, as peças estão sendo transportadas para a área de montagem de Belo Monte, que atualmente está em fase de enchimento dos reservatórios para, em seguida, iniciar testes e comissionamentos nas turbinas. A previsão é que a usina comece a gerar energia comercialmente já em março de 2016. As casas de força Principal e Complementar da hidrelétrica terão potência instalada de 11.233,1 MW.


As informações são da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário