Brasil Novo Notícias: MADEIRA ILEGAL E TRÊS TARTARUGAS SÃO APREENDIDAS NO XINGU

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

MADEIRA ILEGAL E TRÊS TARTARUGAS SÃO APREENDIDAS NO XINGU

Uma balsa que transportava ilegalmente madeira da espécie acapu foi apreendida na terça-feira (19), no município de Senador José Porfírio, na Região de Integração Xingu, durante uma operação realizada por equipes da Gerência da Região Administrativa do Xingu, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat). Também foram resgatadas três tartarugas, no porto da cidade, e devolvidas ao rio. A embarcação estava sem registro e a madeira sem autorização.
As tartarugas estão em período de migração, e algumas já sobem para desovar nas praias do Tabuleiro do Embaubal, a maior área de desova de tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa). Por isso precisam de maior proteção, pois ficam vulneráveis à captura ilegal.
Para evitar essa ameaça às tartarugas, as equipes de agentes ambientais da Semta e a guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental do Estado (BPA) fazem rondas rotineiras nas Unidades de Conservação Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, ambas em Senador José Porfírio.
Paralelamente ao trabalho de fiscalização, a Gerência da Região Administrativa do Xingu, em parceria com o BPA, promoveu uma reunião com membros da Colônia de Pescadores Z-70, a fim de esclarecer sobre as consequências da captura ilegal de tartarugas.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário