Brasil Novo Notícias: ANA LANÇA CHAMADA PÚBLICA DE EDITAL DO PROJETO PRODUTOR DE ÁGUAS.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

ANA LANÇA CHAMADA PÚBLICA DE EDITAL DO PROJETO PRODUTOR DE ÁGUAS.

O PROJETO IMPLANTADO PELA SEMMA DE BRASIL NOVO GANHOU DESTAQUE NACIONAL
Em visitas a Brasil Novo durante estes dois dias, representantes da Agência nacional da água visitaram algumas propriedades beneficiadas com Projeto Produtor de Águas, idealizado e administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo. Devanir Garcia dos Santos, Coordenador de Implementação de Projetos da Ana disse que a recuperação e a preservação ambiental se faz por meio de parceria entre os gestores e a sociedade e destacou a falta orientações técnicas para que os produtores preservem suas nascentes.
Em entrevista ao Blog Brasil Novo Notícias, o Secretário de Meio Ambiente, Tarcizio Venturin explicou que o Projeto representa a garantia da preservação das nascentes da bacia do Rio Jarucu, que é um importante bacia hidrográfica que atende mais de 100 propriedades rurais.
O ex-vereador e ex-prefeito de Brasil Novo Lindomar Garcia, SANTOS, reconheceu que o projeto é muito importante no contexto ambiental, mas ao lembrou que os pagamentos pelos serviços ambientais deverão ser ajustados e feito de forma justa aos produtores envolvidos, o que também foi contestado por outros produtores.
O Prefeito Alexandre Lunelli o projeto pode representar a garantia de que no futuro a aioria das nascentes estejam recuperadas e esse é um assunto com que tem se preocupado desde quando foi vereador.
Em resumo o projeto busca incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água, e para isso usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas.
Matéria completa no vídeo:
Por: Valdemídio Silva
Imagens: Cleyton Macário

Nenhum comentário:

Postar um comentário