Brasil Novo Notícias: SEM-TETO SÃO PRESOS EM VITÓRIA DO XINGU (PA)

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

SEM-TETO SÃO PRESOS EM VITÓRIA DO XINGU (PA)


A polícia prendeu 16 pessoas que estavam participando da ocupação de uma área sem função social em Vitória do Xingu na tarde de ontem (23). Elas foram supostamente acusadas de crime ambiental e levadas à delegacia da cidade.
Entre os detidos, havia mulheres com crianças pequenas, que posteriormente foram liberadas. Familiares se juntaram em frente à delegacia para protestar. À noite, 12 presos foram transferidos para Altamira e até o momento aguardam audiência de custódia.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denuncia a arbitrariedade das prisões cometidas contra pessoas que lutam pelo justo direito à moradia.
Cidade rica, povo pobre
Vitória do Xingu é um município muito rico, pois nele se encontra a hidrelétrica de Belo Monte. A cidade foi agraciada com mais de R$ 200 milhões em ISS e já recebeu R$ 27,5 milhões de recursos da compensação financeira pelo uso de recursos hídricos (CFURH), os “royalties” da barragem, nos anos de 2017 e 2018.
No entanto, metade da população da cidade vive hoje em ocupações urbanas irregulares, sofrendo constantes ameaças de despejo. Não há políticas sociais voltadas para os mais pobres. “É preciso que essa riqueza produzida às custas da exploração do povo trabalhador seja revertida em direitos para os atingidos, passando por um controle popular”, afirma Jhonatan Ferreira, militante do MAB.
Fonte: MAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário