segunda-feira, 6 de agosto de 2018

BRASIL NOVO: AÇÕES DE SAÚDE VISA MANTER O MUNICÍPIO LIVRE DE MALÁRIA


Os agentes de Endemias Nilton Cezar e Renato Sousa, realizaram palestras durante o final de semana com o objetivo de orientar veranistas e ribeirinhos moradores da vicinal 19, município de Brasil Novo sobre os cuidados necessários para evitar que a contaminação da malária.
Nilton Cezar lembrou que é preciso que a população continue com os cuidados com a doença, mesmo sabendo que o município não apresente nenhum indicador positivo da doença em seu território - “Brasil Novo está dentro de um quadro de municípios livre da malária, mas é preciso que façamos nossa parte enquanto orientadores, mas a população também precisa ficar atenta e a qualquer sinal de infecção deverá procurar o setor de endemias para fazer os exames necessários para evitarmos que tenhamos surtos da doença novamente”. - lembrou o agente.
Renato Sousa informou que, embora o território brasil novense não tenha apresentado registro da malária em sua área, os agentes identificaram casos importados da doença - “corremos risco de a doença a parecer novamente em Brasil Novo caso não façamos nosso papel na prevenção, pois foi identificado casos importados da doença em pessoas advindas das Guianas e de outros países vizinhos e isso é motivo de preocupação”. - informou Renato.
Um Programa de Controle da Malária é mantido pela Norte Energia e tem a finalidade de erradicar a doença nos municípios no entorno de Belo Monte. Além das palestras os agentes distribuíram panfletos, repelentes e mosqueteiros impregnados que são usados no controle aos mosquitos.

Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário