Brasil Novo Notícias: GOVERNO REALIZA COMANDO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DAS CAPEMBAS

sexta-feira, 14 de junho de 2019

GOVERNO REALIZA COMANDO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DAS CAPEMBAS

A prefeitura de Brasil Novo, através da gestão do Prefeito Alexandre Lunelli, além de manter o atendimento nas Unidades de Saúde Familiar e manter o Hospital Municipal Maria José Biancardi em funcionamento, tem levado a assistência a saúde nos lugares mais longínquos de Brasil Novo.DSC_0262
Na quinta-feira (13/06) na comunidade do Travessão das Capembas, no final das vicinais, da 6, da 8 da 10, da 14, a Secretária de Saúde, Hilda Dantas, e a equipes de médico, dentista, enfermeiro, técnicos em enfermagem, farmacêutico, motoristas e os três agentes comunitários da região realizaram o Comando de Saúde.
DSC_0271
A atividade foi realizada na Escola Bom Jesus da Lapa durante todo o dia, das 10h às 17h. Depois de três horas de viagem até chegaram na localidade e foram muito bem recebidos pela coordenadora Pedagógica, Raiani do Nascimento, as professoras, o pessoal da cozinha e da limpeza.
DSC_0363
Quando a equipe chegou já tinha gente se organizando. Os três agentes comunitários Fernando Ferreira, Josilene Torres e Cristina Ramos, organizaram as fichas de atendimentos para as consultas médicas a ajudaram no fluxo dos atendimentos.
DSC_0325
A médica Raquel Samuelson desde que chegou, só parou para almoçar e continuou atendendo até as 17h. Foram 94 consultas realizadas durante todo o dia.
DSC_0263
Os agentes comunitários e a técnica de enfermagem também aplicaram sete tipos de vacinas: contra a Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Pneumocócica, Pentavalente e Retroviral, num total de 92 vacinas.
DSC_0288
A dentista Virginia Bacello fez 25 atendimentos entre aplicação de flúor e avaliações bucal e a Enfermeira Kelciane realizou cinco exames de PCCU.
DSC_0274
Também foram distribuídos remédios para hipertensão e principalmente para vermes. Ao todo foram realizados mais de 200 atendimentos.
DSC_0425
Ao meio dia começaram a chegar os transportes escolar, das três linhas que existe na região com os alunos, pais e mais as pessoas da comunidade que aproveitaram o transporte para participar do Comando.
DSC_0348
No início da tarde ocorreram três palestras as três turmas da escola Bom Jesus da Lapa, que possui 120 estudantes. A primeira sobre Saúde Bucal com a dentista Virginia que ensinou os alunos a escovarem os dentes e a usarem o fio dental.
DSC_0383
A enfermeira Kelciane fez a segunda palestra sobre as bactérias e a importância da vacinação para prevenir e evitar as doenças.DSC_0372
E a Secretária Municipal de Saúde e Vereadora Hilda Dantas falou sobre a importância das ações das Políticas Públicas da Prefeitura junto as comunidades.
DSC_0402
Os alunos ficaram tão impactados pela atividade do comando de saúde e as palestras, que pediram para a coordenadora Pedagógica da Escola, Raiani do Nascimento, para agradecer a vereadora e secretária por sua presença lá na comunidade e claro já aproveitaram para solicitar o apoio parao passeio de final de ano, pois são o 9º ano. “Nós queríamos agradecer por ter trazido o Comando da Saúde aqui na Escola. Há muito tempo que nós não víamos um vereador e uma atividade como esta”, afirmou o aluno Danilo Santos Guedes, que falou em nome de todos.
DSC_0414
A Secretária de Saúde ficou surpresa pela atitude dos alunos. “Achei bonito o que eles disseram por que mostra que estamos no caminho certo, eles se sentiram a vontade para conversar com a gente, antes os vereadores iam lá e não conversavam com os alunos”, explicou.
DSC_0422
O comando terminou às 17 horas para aproveitar o retorno do transporte escolar. A equipe do Comando chegou em Brasil Novo, as 21 h com o sentimento de missão cumprida.
DSC_0436
Na próxima semana o comando de saúde estará em outra comunidade distante levando atendimento em Saúde para a população de Brasil Novo.
Por: Luis Henrique Silveira (Texto e fotos)
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário