Brasil Novo Notícias: NOVA SECRETÁRIA REÚNE COM EQUIPES DE SAÚDE BUCAL PARA AVALIAR ATENDIMENTOS

quarta-feira, 12 de junho de 2019

NOVA SECRETÁRIA REÚNE COM EQUIPES DE SAÚDE BUCAL PARA AVALIAR ATENDIMENTOS

A Secretária Municipal de Saúde, Hilda Araújo, reuniu na quarta-feira (12/06), as equipes de saúde Bucal do Município para verificar como estão os atendimentos dentários na rede pública, ouvir as dificuldades e buscar idéias para melhorar.
Atualmente são cinco equipes que atendem nas sete Unidades de Saúde da Família (USF) e uma no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Cada equipe atende em média 18 pacientes por dia, cinco dias da semana, numa média de 450 atendimentos por semana, o que representa 1800 atendimentos por mês. Sem contar os atendimentos nos Comandos Médicos realizados uma vês por mês e os atendimentos do CEO.
DSC_0177
Todos os participantes da reunião exporam os seus pontos de vista sobre a situação do andamento dos trabalhos e na avaliação geral o ambiente e as equipes de trabalho estão bem e os problemas que surgem estão sendo resolvidos. Para um dos coordenadores, o dentista Wycliffe Gils houve um aumento na demanda, o que exige mais materiais para o trabalho e pediu para as equipes ficarem atentas para não faltar na hora de atender os pacientes. “Nós não podemos deixar isto ocorrer e não atender um paciente porque faltou material”, alertou a Secretária.
DSC_0174
A dentista Suane Teles relatou que os trabalhos realizados pelos dentisas nas unidades são: limpeza, raspagem, restauração, extração, aplicação de flúor e palestras de orientação e higiene bucal. No CEO são realizados atendimentos em endodontia (tratamento de canal) e periodonto (com realização de cirurgias labiais e linguais (Frenectomia). “O atendimento no CEO é todas as quartas-feiras, para pessoas que possuem  necessidades especiais (surdos, cegos, cadeirantes, altistas,com síndrome de Daw)) e pessoas com problemas cardíacos e de hipertensão”, esclareceu.
Nas USF’s os dentistas realizam uma escala mensal, e atendem em torno de 2 a 3 vezes por semana em cada unidade, com exceção da USF Brasil Novo, que tem equipe todos os dias. Os horários são das 8h às 14h e para marcar consultas odontológicas, os pacientes devem solicitar o agendamento, nos dias previstos em que o dentista está na unidade.DSC_0173
A Secretária de Saúde, desde que assumiu em maio, tem conversado com todos os integrantes das equipes de saúde desde os médicos até os técnicos, das unidades de saúde, do hospital, motoristas,  e tem reorganizado as equipes, resolvendo problemas e adequando os custos. “Quando as equipes estão afinadas o trabalho rende mais”, explicou a Secretária.
Por: Luis Henrique Silveira (Texto e Fotos)
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário