Brasil Novo Notícias: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE SAÚDE ATRAVÉS DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DO NASF

segunda-feira, 24 de junho de 2019

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE SAÚDE ATRAVÉS DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DO NASF

O NASF é uma unidade de saúde diferetne, seu profissionais agem para promover a saúde dos cidadãos, antes que ele adoeça, apoiando as Unidades de Saúde da Família (USF) com atividades de prevenção a saúde. De acordo com as situações-problemas identificadas nas USF, os profissionais constroem um plano de ação. Por exemplo, com os Idosos foi organizada pela fisioterapeuta,Marilise Fernandes, do Nasf uma caminhada, matinal, para ajudar a combater o sedentarismo.WhatsApp Image 2019-05-14 at 08.21.38 (1)
Outro exemplo são os grupos, de pessoas hipertensas e com diabetes, onde os profissionais de nutrição e educador físico realizam o Programa Medida Certa, que inclui acompanhamento nutricional e atividades físicas, além de acompanhamento de outros fofivios profissionais do NASF.A promoção da saúde ocorre também através de palestras e reuniões, para grupos.
Os profissionais visitam escolas e fazem blitz para divulgar o serviço. Segundo a coordenadora do Nasf, Jaqueline Suk é possível mensurar o serviço pelo número crescente de pessoas que hoje fazem atividades físicas no campo de aviação. “Muitos deles foram orientados nas nossas palestras e intervenções”.
DSC_0437
Para quem não conhece o NASF, o atendimento funciona ao lado do prédio da Prefeitura, com uma equipe multidisciplinar composta por uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, uma nutricionais, uma psicóloga e uma educadora física. A secretária de Saúde, Hilda Dantas, se reuniu com a equipe para planejar a continuidade do trabalho.
Por: Luiz Henrique Silveira (Texto e Fotos)
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário