Brasil Novo Notícias: AGRICULTOR TEM CAMINHONETE INCENDIADA DURANTE PESCARIA EM ÁREA INDÍGENA EM URUARÁ

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

AGRICULTOR TEM CAMINHONETE INCENDIADA DURANTE PESCARIA EM ÁREA INDÍGENA EM URUARÁ

Três agricultores do município de Uruará, sudoeste do Pará, procuraram a delegacia de polícia do município na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro, para denunciar o caso em que tiveram uma caminhonete incendiada ao pescarem no Rio Iriri, que fica dentro da área indígena Cachoeira Seca, a cerca de 100 km do centro urbano do município. Além da caminhonete L 200 que foi destruída pelo fogo, uma moto pop vermelha ano 2012, no valor de 3.500 reais foi furtada do local e uma motosserra stihl que estava na caminhonete, no valor de 900 reais, também foi furtada. A caminhonete L 200 ano 2003 é avaliada pelo proprietário em 25 mil reais. Os agricultores relataram que estavam pescando usando apenas anzóis em linhada. O fato ocorreu no dia 21 de dezembro por volta das 11 horas, próximo ao Rio Iriri. O local também é habitado por ribeirinhos.

A autoria do incêndio ainda é desconhecida, assim como a motivação.
Os agricultores preferiram manter o sigilo do nome por temerem por suas vidas.
"Esse carro era tudo que eu tinha. Era o meu ganha pão com o qual eu mantinha a minha família. Ficou totalmente destruído que não dá para aproveitar nada. Moro a 40 km do rio. Eu fazia a linha com ele e agora eu fiquei a pé e sem nada. Foi a primeira vez que eu fui a beira do Iriri. Agora queremos resolver a situação, por isso estamos procurando a polícia", disse o dono da caminhonete.
"A gente ficou com muito medo. E eu estou traumatizado, para mim esse rio acabou, nunca mais eu piso os pés lá. Nós estávamos pescando para levar peixe para a família nesse fim de ano, e o rio é muito bonito e estávamos desfrutando da beleza natural", disse outro agricultor amedrontado, o mesmo tem propriedade no travessão km 160 sul.
"Nós não vimos quem foi que ateou fogo no carro e roubou a minha motocicleta e estamos aqui na delegacia para registrar o boletim de ocorrência, porque nós não podemos ficar no prejuízo", disse o agricultor dono da moto Pop furtada do local.
Os agricultores ainda dizem que é comum as pessoas pescarem no rio e que não há informações, como placas, indicando sobre a proibição de pesca no local.
O nosso blog tenta contato com a FUNAI e com liderança indígena para comentar sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário