Em Vitória do Xingu, a segunda-feira (09) foi de comemoração, na orla da cidade um telão esperava o início da live realizada pelo canal futura no facebook. A parceria com o ministério da educação e outras entidades, chegou a final desta que é a 6ª edição da olimpíada de língua portuguesa. A transmissão ao vivo era de São Paulo, mas na areia da prainha em Vitória do Xingu, o público já estava atento a cada momento da apresentação. Todos ansiosos para ver quem levaria o ouro da final.
Vitória do Xingu estava concorrendo em duas modalidade; Poema com Mayra Lourrana da escola Daniel Berg da comunidade do Bananal, e memórias com Débora Kelly da escola Aliança Para o Progresso da sede do município. Até que no momento das chamadas um nome levantou o público, lá em São Paulo e aqui em Vitória do Xingu.
O resultado do ouro de Mayra, mostra o grande potencial educacional de Vitória do Xingu. Valdenora Cabral é diretora na escola de Mayra, a professora estava só alegria, uma aluna jovem, com uma conquista tão grande.
“Ela foi muito firme, quando disse que iria trazer o ouro, acreditei muito nas palavras e principalmente na capacidade que sabemos que ela tem, ainda mais assessorada pelo magnífico professor Édio Wilson, então ficamos aqui com coração apertado e torcendo pelo ouro, graças a Deus conquistamos” explicou Valdenora Cabral, diretora escola
No palco em São Paulo, a aluna estava acompanhada do professor Édio Wilson, também premiado com uma viagem para Genebra na suíça. A jovem estava abraçada pela bandeira do município, a pequena grande vitoriense recebeu a medalha de ouro. Em Vitória do Xingu a coordenadora da olimpíada acompanhava atenta a cada momento.
“Foi muita emoção, ela merece mesmo, uma aluna dedicada e muito educada, isso é histórico para nossa cidade, o Pará está sendo representado em São Paulo, numa competição tão importante para e educação brasileira. Parabéns Débora que também ficou com a prata, parabéns professor Édio, incansável na luta por uma educação de qualidade” detalhou Pâmela Gama, coordenadora educacional.
Agora de fato e de direito, Vitória do Xingu é uma das poucas cidades do norte e a única do Pará a levar duas finalistas nesta competição, apenas Vitória do Xingu e Belém conquistaram ouro na final da olimpíada de língua portuguesa 2019. O prefeito José Caetano, viu de perto o resultado, e estava orgulhoso do trabalho realizado com as estudantes.
“Olha alegria estamos vivendo, o coração foi a mil aqui, um orgulho grande dessa garota, tanto a Débora quanto a Mayra estão de parabéns, assim como seus orientadores que não mediram esforços, agora é comemorar mesmo, com muita alegria no coração. Parabéns a todos da SEMED que se empenham cada para que tenhamos uma educação premiada” explicou José Caetano, prefeito de Vitória do Xingu
Por: Felype Adms | Xingu230
Foto: ASCOM – PMVTX
Nenhum comentário:
Postar um comentário