Brasil Novo Notícias: Policiais civis desarticulam grupo de extermínio em Redenção

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Policiais civis desarticulam grupo de extermínio em Redenção

Grupo de extermínioA Polícia Civil de Redenção, sudeste do Pará, após realizar investigações sobre um grupo de extermínio que atuava no município, capturou, neste domingo, 14, cinco pessoas que atuavam direta e indiretamente no bando. Edicarlos Botelho, de apelido "Edirmolin"; Leonardo Avelino da Silva; Marcos Aurélio Fileski, de apelido "Maxsuel"; Luze Leila de Sousa Santos e Leonice Ferreira de Sousa. O delegado Carlos Eduardo Vieira, titular da Delegacia de Redenção, explica que, durante dois meses, investigou crimes ocorridos no município, como assaltos a residências, roubo de motocicletas e homicídios, crimes estes relacionados. Na maioria dos homicídios, por exemplo, tem vínculo com o tráfico de entorpecentes na região.

As investigações concluíram com a identificação dos envolvidos como autor e mandante dos crimes. Conforme o policial civil, Marcos Aurélio Fileski era quem ceifava a vida de pessoas que tinham alguma relação com o tráfico de entorpecentes, para assumir o comando do comércio ilegal de entorpecentes na região. Na noite de sábado, o delegado Carlos Eduardo Vieira recebeu a denúncia de que "Maxsuel" e "Edirmolim" haviam tentado novamente assassinar outra pessoa na cidade. Uma adolescente foi alvejada no pé, e, por conta disso, teve dois dedos do pé amputados. Assim, os policiais passaram a investigar o crime, para prendê-los em fragrante por tentativa de homicídio. Com ajuda de denúncias anônimas, a equipe de policiais civis localizado a casa de "Maxsuel".

Os investigadores Pereira, Quaresma, Walter e Nilton, e os escrivães Miranda e Ivanildo, juntamente com uma guarnição da Policia Militar, prenderam no local os dois suspeitos. Com eles, foram apreendidos dois revólveres de calibre 38, um deles com seis munições do mesmo calibre deflagradas; oito gramas de cocaína, e um carro Gol, placa NLG-0745, com suspeita de adulteração de chassi, pois o veículo estava com Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo com ocorrência de roubo/furto. Os policiais apreenderam ainda quatro telefones celulares e R$ 444, da venda de entorpecentes. O delegado Carlos Eduardo Vieira ressalta que possivelmente as munições deflagradas tenham sido as mesmas utilizadas na tentativa de homicídio da adolescente. O trabalho de investigação dos crimes durou pouco mais de dois meses, onde foi constatado, que dentre outros crimes, no mínimo dois homicídios foram cometidos pelos suspeitos.

As vítimas dos crimes foram Diego Silva Sousa e Laedson Ferreira Campos. "A tentativa de homicídio foi a chance que queríamos para prendê-los em flagrante, pois já tínhamos todos os elementos probatórios para fundamentar a solicitação de decretação da prisão dos acusados", explicou Carlos Eduardo. Ainda, segundo ele, a resposta ao crime foi dada à altura. "Não podemos admitir que grupos de extermínio acabem por ceifar a vida de ninguém, muito menos que crimes desse tipo sejam praticados na região", ressalta o delegado. Os presos ficarão recolhidos, em Redenção, à disposição da Justiça. Os presos foram enquadrados pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, formação de quadrilha ou bando armado, tráfico de drogas e associação ao tráfico de entorpecentes, corrupção ativa, uso de documento público falso, falsidade ideológica e crime contra a fauna. As investigações irão prosseguir para identificar mais envolvidos no grupo de extermínio, que já se sabe é composto por mais de 15 pessoas, inclusive de outras cidades do Estado. A equipe policial vai aprofundar as investigações para chegar a outras vítimas do grupo de extermínio.

Fonte: Ascom Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário