Brasil Novo Notícias: Belo Sun inaugura Centro de Treinamento de moradores da Vila Ressaca

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Belo Sun inaugura Centro de Treinamento de moradores da Vila Ressaca


Amanhã, 29 de maio, a Belo Sun Mineração,empresa do grupo canadense Forbes & Manhattan, lança uma importante agenda de cursos do Programa de Educação e Capacitação e para isso inaugura o seu Centro de Treinamento, na Vila Ressaca, localizado ao sul do município de Senador José Porfírio, no sudoeste paraense.

O Programa de Educação e Capacitação da Belo Sun será executado por meio da parceria entre a mineradora e um conjunto de instituições formado pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) / Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Pará (Redes), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

OPORTUNIDADES – Juntamente com as instituições parceiras, a mineradora irá oferecer mais de 30 cursos e eventos, disponibilizando, de forma inédita, cerca de 1400 vagas aos moradores das comunidades da Vila Ressaca, Galo, Itatá, Ilha da Fazenda, Gambá e cercanias, resultado de compromissos sociais da empresa que objetivam ofertar educação e qualificação profissional, mas também a geração de alternativas profissionais, oportunidades e renda às comunidades. Inserção social, educação e qualificação profissional, além de estruturação da economia regional e a melhoria dos indicadores de qualidade de vida da região também são objetivos do trabalho. Em uma segunda fase, ainda a ser instalada este ano, será contemplada a população da sede de Senador José Porfírio.

De acordo com a Belo Sun Mineração, esta programação atende somente para o primeiro ano e corresponde a fase de pré-implantação. Trata-se portanto, dos alicerces de uma verdadeira transformação da região.

VOCAÇÕES REGIONAIS – Com base no planejamento, a grade de cursos foi direcionada, além da parte técnica, às vocações regionais com ênfase à agricultura, extrativismo e artesanato, mas atenderão ainda ao desenvolvimento do empreendedorismo e do associativismo. No planejamento deste Programa, foram utilizadas as experiências de sucesso de cada uma das instituições parceiras envolvidas.

No enfoque industrial, o Programa de Educação e Capacitação oferecerá, neste primeiro momento, formação de mão-de-obra para atender a construção civil, visando à absorção de pessoal na construção da futura vila de moradores, da mesma forma que irá qualificá-los para contratação em qualquer outro empreendimento na região. A Belo Sun assinou com as instituições parceiras, em março deste ano, um termo de Cooperação no valor de R$ 1,5 milhão, investimento para atender o primeiro ano de atividades.

CURSOS – De maneira geral, a agenda de cursos estará aberta à participação de moradores, de ambos os sexos, das comunidades vizinhas ao PVG. Pedreiro, auxiliar de construção civil, ferreiro armador, eletricista instalador predial, carpinteiro de formas, além de noções de empreendedorismo rural, inclusão digital, associativismo e cooperativismo, capacitação de alfabetizadores, gestão ambiental e saneamento, empreendedorismo e formação de condutor são alguns dos cursos e eventos oferecidos pelo Programa.

CENTRO DE TREINAMENTO– Para execução da agenda de cursos e eventos, com início previstos para junho, um espaço na Vila Ressaca foi totalmente reformado. O Centro de Treinamento contará com duas (2) amplas salas de treinamento com capacidade para 30 alunos cada, uma sala para inclusão digital para dez (10) alunos, além de banheiros masculino e feminino (inclusive para cadeirantes), área de lanches e refeições, recepção, copa, sala de apoio e almoxarifado.

Fonte: O Xungu

Nenhum comentário:

Postar um comentário