Brasil Novo Notícias: RIBEIRINHOS E TRABALHADORES RURAIS DO ENTORNO DE BELO MONTE BLOQUEIAM ACESSO AO CANTEIRO DE OBRAS DE NELO MONTE

terça-feira, 13 de maio de 2014

RIBEIRINHOS E TRABALHADORES RURAIS DO ENTORNO DE BELO MONTE BLOQUEIAM ACESSO AO CANTEIRO DE OBRAS DE NELO MONTE

Cerca de mil trabalhadores rurais e ribeirinhos, moradores das áreas que margeiam as obras de Belo Monte, no sudoeste paraense, bloqueiam desde 22 horas da noite de ontem (12), a via de acesso a um dos canteiros de obras da Usina de Belo Monte na altura do Km 18 na agrovila Leonardo da Vinci. De acordo com as informações repassadas por manifestantes, o protesto seria uma retaliação dos moradores pela morte de um ribeirinho ocorrido na semana passada. Em protesto, os moradores atearam fogo em madeiras para Bloquear o as vias de acessos aos canteiros de Obras.
Informações dão conta de que pelo menos um ônibus teria sido incendiado pelos manifestantes e que alojamentos também teriam sido saqueados. O clima teria ficado mais tenso no local com a chegada da Força Nacional, que fazem a segurança da obra, que teriam disparado balas de borracha contra os manifestantes.
Moradores contaram que a população reclama do aumento da violência, o que segundo eles se deve ao aumento populacional e do tráfego de veículos ocasionado pela instalação do empreendimento na região e que o fato tem se agravado nos últimos tempos. Os manifestantes, moradores de Altamira, Vitória do Xingu, Souzel e Porto de Moz, reivindicam o recebimento das compensações financeiras prometidas em acordo com a Norte Energia. As negociações estão acontecendo sem muitos avanços.
A manifestação já prejudica os trabalhos em Belo Monte, Canais e Dique e Pimental, principais frente de trabalho do empreendimento.
Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário